UNIMED APÓIA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERIATRIA E PSF DA FACULDADE VICTOR HUGO – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo
MENUMENU

     Na manhã desta quarta-feira, 13/09, a Faculdade Victor Hugo lançou oficialmente seus dois primeiros cursos de pós-graduação em São Lourenço: Geriatria & Gerontologia e PSF. O lançamento ocorreu durante o encontro do Consórcio Intermunicipal de Saúde de São Lourenço, realizado no CTEC da Unimed Circuito das Águas, com a presença dos representantes e gestores de saúde dos municípios de Passa Quatro, Itamonte, Itanhandu, Alagoa, Dom Viçoso, Pouso Alto, Virgínia, São Sebastião do Rio Verde, Cristina, Jesuânia, Lambari, Carmo de Minas, São Lourenço e Caxambu.

     Devidamente autorizado pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº 2600 de 25/07/05, publicada no Diário Oficial da União em 26/07/05, o Instituto Superior de Educação Victor Hugo começa suas atividades na região com dois parceiros fortes: o Grupo Prisma, instituição que já formou mais de 200 turmas de pós-graduação em todo o país e a Unimed Circuito das Águas, que promove a Educação Continuada de médicos e profissionais de saúde na região, através do CTEC – Centro de Treinamento e Educação Corporativa.

     A aula inaugural dos dois cursos será no auditório nobre do CTEC, no dia 6 de outubro. Cada curso terá uma carga horária total de 420 horas, divididas em 14 módulos de 30 horas cada. Os módulos serão realizados em um final de semana por mês, incluindo a noite de sexta-feira, e todo o dia de sábado e domingo. As matrículas já estão abertas e poderão se inscrever profissionais de qualquer área que já tenham uma graduação de nível superior. Com o diploma da pós-graduação, estes profissionais estarão aptos também a lecionar em faculdades e universidades. Os médicos da Unimed terão desconto especial e quem se interessar por apenas um módulo específico também poderá assistir as aulas daquele módulo, mas receberá apenas um certificado de curso de extensão.

     Durante apresentação aos gestores de saúde, a Diretora Pedagógica da Faculdade Victor Hugo, Leila Rubinsztajn Direzenchi, explicou que os cursos oferecidos vêm suprir uma necessidade da região, de capacitar e qualificar os profissionais que trabalham com a população da terceira idade e aqueles que atuam no Programa de Saúde da Família – PSF, do governo federal. Os dois cursos de especialização Lato Sensu são inéditos na região e contam com professores especialistas, mestres e doutores convidados e titulados de instituições renomadas de ensino, como a UFRJ, UERJ e UFJF, dentre outras. O Diretor Administrativo do Instituto Victor Hugo, Adolfo Cherman Direzenchi, também falou aos presentes da importância dos investimentos na qualificação dos profissionais de saúde da região. Wilson Emerick, Diretor Executivo do Grupo Prisma lembrou que as inscrições já estão abertas e os cursos se iniciam já no próximo mês. Segundo Emerick, já existe uma procura de alunos de outras cidades que virão freqüentar as aulas em São Lourenço. O Gerente Geral da Unimed Circuito das Águas, Márcio Dias Vieira, ressaltou que a Unimed tem grande interesse em incentivar a qualificação dos profissionais de saúde e conta com o apoio dos consórcios intermunicipais de saúde neste sentido.

     A pós-graduação em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar trará informações atualizadas sobre planejamento de ações de saúde do idoso; ações de promoção de saúde e prevenção de doenças; diagnóstico clínico e laboratorial das síndromes e patologias geriátricas; procedimentos de avaliação funcional e reabilitação geriátricas.

     Já a pós-graduação em PSF visa formar recursos humanos especializados na área de saúde da família e cruciais para a organização e funcionamento do SUS e das estratégias de atenção à saúde da família nos municípios. O Curso enfatizará as atividades de promoção, prevenção e recuperação à saúde dos indivíduos e da família, do recém-nato ao idoso, de forma integral e contínua, atendendo às exigências do modelo assistencial proposto pelo Ministério da Saúde – Programa de Saúde da Família (PSF).

     Veja abaixo o conteúdo programático dos dois cursos:

Pós-graduação em Geriatria e Gerontologia:
Relações Interpessoais;
Geriatria e Gerontologia – Conceitos e Fundamentos;
Psicologia do Envelhecimento;
Aspectos Fisiológicos do Envelhecimento;
Idoso e Cidadania;
Farmacologia e Terapêutica no Idoso;
A Arte de Cuidar;
Problemas de Saúde mais Prevalentes nos Idosos;
Doenças Neuropsicológicas mais Prevalentes no Idoso;
AGA (Avaliação Geriátrica Ampla);
Ética e Finitude, Espiritualidade;
Prevenção e Reabilitação Física;
Prática Médica na Clínica Geriátrica;
Idoso: Encargo ou Patrimônio.

Pós-graduação em PSF:
Relações Interpessoais;
Políticas de Saúde;
Estratégias de Saúde da Família;
Processo Saúde-Doença;
Planejamento em Saúde;
Equipe Multiprofissional;
Saúde da Criança;
Saúde da Mulher;
Saúde do Idoso;
Adulto – Patologias Agudas e Transmissíveis;
Abordagem de Patologias Crônicas;
Reabilitação;
Saúde Mental;
Educação Popular em Saúde.

Artigos recentes