SAÚDE DA CRIANÇA E DO IDOSO SÃO TEMAS DOS CURSOS DE PSF E GERIATRIA DA FACULDADE VICTOR HUGO – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo
MENUMENU

    Nos módulos de abril, os cursos de Pós-graduação em PSF e Geriatria & Gerontologia, realizados pela Faculdade Victor Hugo e Grupo Prisma com apoio da Unimed Circuito das Águas, trataram dos temas “Saúde da Criança” e “A Arte de Cuidar”, respectivamente.

Nos dias 13, 14 e 15, a Arte de Cuidar (do idoso) foi o tema estudado pela turma de Geriatria. Segundo a Professora Célia Pereira Caldas, o Cuidado do Idoso é uma arte a ser praticada com conhecimento bem fundamentado. Portanto, tantos os profissionais quanto os familiares dos idosos precisam receber orientação, informação e suporte técnico para exercer sua função de cuidadores.

Célia Pereira Caldas é Pós-Doutora em Gerontologia na Suécia, doutora em Enfermagem pela UFRJ, Mestre em Saúde Coletiva  pela UERJ,  especializada em Saúde Pública pela UERJ e formada em Enfermagem pela mesma Universidade.

“Os alunos, futuros especialistas em Geriatria e Gerontologia,  precisam estar preparados para capacitar os próprios idosos para o auto-cuidado, suas famílias para cuidar dos dependentes e a equipe de saúde para uma abordagem que promova a autonomia e independência do idoso”, afirmou a PHd Célia Caldas.

Durante o final de semana, foram abordados os conteúdos: cuidado domiciliar, cuidado familiar, cuidados preventivos e relativos ao processo de envelhecimento, preparação dos cuidadores de idosos e a quarta idade.

Já a turma de PSF estudou a Saúde da Criança com as professoras SoniaCristina Leal Leidersnaider e Cláudia Abi Nasser C. Ferreira. A Prof. Sonia Cristina é graduada em Medicina pela UERJ, especializada em Medicina do Trabalho e Pediatria, além das especialidades Perito Legista Homeopatia, com Mestrado profissional em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. A Prof. Claudia é médica pela UFJF, fez residência médica em pediatria pela FHEMIG, especialista em Medicina de Família e Comunidade pela UERJ.

O módulo “Saúde da Criança” teve como objetivo orientar os profissionais de saúde a incorporar na sua prática diária ações que promovam a saúde da criança, na busca da redução da mortalidade infantil. O módulo também tratou do reconhecimento das patologias prevalentes na infância e como abordá-las.

Estimular o desenvolvimento de atividades educativas na comunidade com formação de grupos de gestantes e mães foi outro enfoque do curso.

Entre os temas abordados: crescimento e desenvolvimento infantil, screening neonatal, imunização, vigilância nutricional, promoção do aleitamento materno, acidentes e violência na infância, papel da família e da comunidade na prevenção e construção de um ambiente saudável, protocolo de atenção as doenças prevalentes na infância.

Artigos recentes