PROJETO: "NASCER DO SOL" – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo
MENUMENU
     A ordem do novo milênio é a educação integral do homem. Uma visão holística que permite uma formação mais humana e que atenda realmente as mudanças de nosso tempo. Sob esta inspiração, alunos do 5º e 6º períodos de pedagogia da Faculdade Victor Hugo, com a orientação do Prof. Alfredo Carnevalli, estão realizando um projeto educacional para jovens e adultos evadidos da escola e que tenham dificuldades de leitura e escrita, batizado de “Nascer do Sol”.     O Projeto não se limita simplesmente às aulas de alfabetização, pois  tem como objetivo principal o resgate do ser humano uma vez que busca desenvolver as identidades social e individual do aluno; ensina-os a reconhecerem suas potencialidades e a se tornarem pessoas melhores,  a serem ativos do seu núcleo social. Verdadeiros agentes de suas vidas. Fundamentalmente estimula a criatividade e a auto-estima.

Como ponto de culminância deste Projeto, os alunos serão encaminhados às instituições oficiais para prosseguirem em seus estudos e obterem um diploma oficial do respectivo nível em que estejam.

As aulas, iniciadas no dia 26/09, acontecem na Associação de Bairro do São Lourenço Velho, tendo total apoio de sua presidente, a Sra.  Simone Delfim dos Santos, que desde a apresentação da idéia tem  demonstrado entusiasmo e alegria em realizar o trabalho dentro da  comunidade.

Faz-se necessário um esclarecimento a respeito da escolha do  nome do Projeto: assim como o sol, que nasce para todos indiscriminadamente, a educação também deveria o ser. O número de analfabetos e analfabetos funcionais em nosso País é alarmante. E se queremos realmente nos tornar um país de primeiro mundo, esta amarga realidade deve ser modificada. Portanto, quando dizemos “Nascer do sol”, fazemos uma alusão ao sol nascendo e iluminando  todos, e as pessoas aprendendo a ler e escrever e se iluminando” para o mundo em que vivem.

FOTOS

Artigos recentes