PRECIOSIDADES VISITADAS PELA FACULDADE VICTOR HUGO – Faculdade Victor Hugo

A Faculdade Victor Hugo, após agendar para seus alunos em outubro uma  visita guiada no  Theatro Municipal, na Academia Brasileira de Letras e na Biblioteca Nacional no RJ, está  viabilizando uma exposição na  divisão de manuscritos desta última.

Os alunos poderão conhecer  o mais antigo manuscrito  da Biblioteca Nacional que é o Evangeliário Grego (um códice em pergaminho, escrito com caracteres minúsculos, contendo os 4 Evangelhos e datado do século XII).

Os alunos terão contato também com a Carta de Abertura dos Portos (um dos tesouros da Biblioteca Nacional, que é o  documento  considerado um marco na história brasileira, que  determinou o início de um novo período nas relações políticas e econômicas da colônia).

Segundo a Prof. Leila R. Direzenchi (Diretora Pedagógica da Faculdade Victor Hugo) os alunos poderão  ver o     Livro das Horas (do século XV, com letra gótica,  pergaminho e  iniciais decoradas a ouro e cores, com encadernação do século XVI, em couro, com motivos geométricos ornamentando as duas capas).

Para a Prof. Leila esta será uma oportunidade ímpar de conhecer estas preciosidades da Biblioteca Nacional e conhecer o valor histórico de cada uma delas.