PEDAGOGOS DO SÉCULO XXI – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo
MENUMENU

Na Faculdade Victor Hugo, o currículo diferenciado e as práticas inovadoras formam o pedagogo do século XXI.

     Os alunos dos 3º e 4º períodos do curso de Pedagogia realizaram, no decorrer deste ano, intervenções pedagógicas em espaços não-escolares. Na disciplina Projetos em Educação, ministrada pela professora Selma Bajgielman, os acadêmicos se organizaram em grupos e selecionaram diferentes locais para as interferências educacionais. O primeiro passo foi desenvolver a capacidade de análise, observação e diagnóstico, a partir das características e do funcionamento do local. Em seguida as idéias foram expressas e selecionadas conforme a pertinência e as possibilidades de execução, o projeto foi então elaborado e finalmente executado, contemplando a transdisciplinaridade e a transversalidade e visando sempre a eficácia aliada à humanização dos espaços.

Projetos:

– Apresentação de proposta para um novo processo de aprendizagem que permita aos alunos da Oficina de Música Erich Mathias aprofundamento e autonomia nos estudos.

– Reformulação do espaço e contratação de aprendizes-estagiários no Salão de Beleza Realce.

– Implantação de treinamento integrado para os novos funcionários contratados pela concessionária de motos Kandô,proporcionando uma visão holística da empresa e seus serviços.

– Criação de um espaço para ouvir música (Recordar é Viver) e doação de coletânea de CDs com repertório adequado para os idosos do Asilo São Vicente de Paula.

– Proposição de organização do acervo do arquivo da Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço para disponibilização aos cidadãos;

– Criação de Brinquedoteca destinada às crianças matriculadas e aos filhos dos alunos da CAD – Centro de Atividade Desportiva.

As experiências demonstraram que o olhar do educador pode se desenvolver e ampliar as possibilidades, garantindo melhores condições de funcionamento nos mais diversos estabelecimentos.

Artigos recentes