PARCERIA ENTRE A FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ E FACULDADE VICTOR HUGO: SESSÃO DE CINEMA PARA DEFICIENTES VISUAIS – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo
MENUMENU

    A “Sessão de Cinema para Deficientes Visuais” aconteceu no anfiteatro “Prof. Kleber Lincoln Gomes”, da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt), no dia 14 de julho, exibindo o filme – “Lula – O Filho do Brasil”, e contando com a participação dos membros do Centro de Apoio e Integração dos Deficientes de Itajubá (CAIDI) e das cidades de São Lourenço e Caxambu.

    O evento, realizado em parceria com a Faculdade Victor Hugo (São Lourenço) e com o CAIDI, teve por finalidade permitir aos deficientes visuais usufruírem da cultura brasileira de forma prazerosa e independente, através da apresentação de filmes do projeto intitulado “Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito – versão Videoteca”, que utiliza as tecnologias “Closed Caption” (legenda oculta) e Audiodescrição, para que surdos, deficientes auditivos, cegos e deficientes visuais possam ir ao cinema gratuitamente.

     “Foi muito bom participar da Sessão de Cinema na FMIt e poder dividir com todos os presentes as mesmas impressões e opiniões. Posso dizer que, até então, nunca tive interesse em assistir um filme pois, parar isso, dependia de alguém para me informar sobre o que estava acontecendo, principalmente nas cenas que ficavam mudas. Com a audiodescrição, passei a ter mais independência,  pois ela nos proporciona, em tempo real, sabermos tudo que está acontecendo.”, comentou a presidente do CAIDI, Salete Batista.

    O projeto “Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito – Versão Videoteca” é  incentivado pelo Ministério da Cultura, patrocinado pela Petrobrás e realizado pela Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica (ARPEF).

     A apresentação na FMIt foi a 3ª sessão do Projeto e deu início à rotatividade do evento no sul de Minas.

Artigos recentes