Os novos campos da Pedagogia – Faculdade Victor Hugo

Os novos campos da Pedagogia

Atualmente, o pedagogo possui diversas opções de atividades profissionais

Os novos campos da Pedagogia

Nos últimos anos tem crescido a procura de estudantes para o curso de Pedagogia. Muitos entram na faculdade porque “gostam de criança”, mas a profissão não se restringe somente a isso. Em 2006, foi implantada uma nova diretriz curricular, em que foram apresentadas mudanças voltadas para as áreas de atuação do campo profissional. Antes, o aluno escolhia, durante a graduação, uma habilitação específica, ou seja, uma área da pedagogia em que se aprofundaria, como educação especial ou administração escolar. Mas, a partir dessa modificação, deixou de existir a habilitação e o curso passou a ser mais generalista.

Atualmente, o pedagogo possui diversas opções de atividades profissionais e pode atuar como professor de Educação Infantil, das séries iniciais do Ensino Fundamental e das disciplinas pedagógicas do Curso Normal de Nível Médio, além de trabalhar em ambientes não escolares, como hospitais, Recursos Humanos de indústrias, delegacias, entre outros.

“A formação inicial é voltada para trabalhar com crianças, jovens e adultos. Mas, agora, a maior possibilidade é voltada para os ambientes não escolares, onde o profissional pode atuar dentro do setor de RH de grandes empresas, hospitais, delegacias e ONGs, abrindo um leque mais vasto para que cada profissional trabalhe na área que mais se identifique”, destaca a coordenadora do curso de Pedagogia do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa —, Flordélia Rodrigues.

Fonte: CMConsultoria

Nós podemos te enviar artigos fantásticos! Veja as vantagens: