O Futuro Que Já Existe - Educação e Aprendizagem – Faculdade Victor Hugo

O Futuro Que Já Existe – Educação e Aprendizagem

Se tiver interesse em saber mais, acesse www.ofuturoquejaexiste.com.br.

Eu tenho realizado em diversas cidades uma série de eventos sobre o futuro que já existe em diferentes segmentos ou regiões. Um dos temas escolhidos foi educação e aprendizagem, onde mostrei formatos explícitos de educação – como escolas e universidades – que estão se reinventando e, também, como outras atividades estão fazendo o papel de educador – e muita gente não está percebendo. Nesse artigo vou abordar alguns exemplos ligados a escolas e universidades.

Como parte de um programa de liderança no Reino Unido, visitei a St. Mary’s Primary School em Manchester. Nessa escola, as crianças organizam várias assembléias a cada mês, na qual elas revisam os dias anteriores, refletem como poderiam ser ainda melhores e, inclusive, trocam de papel com outros profissionais da escola – como professores e equipe de limpeza – para entender na pele a importância e desafios de cada um. Além disso, eles têm uma política de portas abertas na qual pais de alunos podem, a qualquer momento, entrar e conversar com os educadores e dão prioridade para contratar profissionais e escolher alunos que vivam bem perto da escola, pois acreditam que essa é a melhor forma de ter a escola no centro de uma comunidade.

Indo mais para o Oeste, uma outra visita que me encantou foi a Green School, em Bali, na Indonésia. A escola, como diz seu nome, está no meio de muito verde, as salas de aula são feitas de bambu e outros elementos sustentáveis e, para que a natureza possa ditar como as pessoas aprendem, só há luz natural. A educação é holística, incluindo artes e diversas atividades para que os alunos aprendam a fazer as coisas com as próprias mãos, práticas físicas como luta e um foco grande em desenvolvimento sócio emocional.

Eles têm um centro de inovação no qual os alunos, desde pequenos, pensam soluções para os seus desafios do dia a dia. Por exemplo, eles desenharam um ônibus sustentável que usa óleo de cozinha como combustível e agora esse ônibus é usando como transporte de vários alunos para a escola. Os pais também são extremamente engajados e ajudam a crescer a Green School com seus próprios negócios. Dessa forma, organicamente, a escola se desenvolve ainda mais. Por exemplo, um pai que tenha um studio de yoga ajuda a trazer a melhor experiência para essa atividade na escola.

Vamos agora para o Vale do Silício, onde tive a oportunidade de palestrar em duas iniciativas educacionais que me chamaram muito a atenção: a Minerva Schools e a 42 Silicon Valley. Na Minerva, o foco não é apenas em oferecer um acúmulo de informações, mas em desenvolver habilidades críticas no aluno e formá-los para que eles sejam cidadãos globais. Durante os 4 anos de curso, os estudantes moram em 7 países diferentes e, parte do que é aprendido na aula, é aplicado para desafios das cidades. Por exemplo, os alunos desenvolveram um projeto para mensurar o que acontece com o cérebro quando estimulado por propagandas e luzes por todos os lados em alguns centros comerciais e turísticos da Coréia do Sul.

Já, a 42 Silicon Valley, quer disruptar a educação que forma bons engenheiros. Há um processo online no qual pessoas interessadas em estudar lá mostram as suas habilidades de programação e, quem passa, tem a chance de passar um período inicial na 42. Durante esse período há diversos desafios de programação e, quem os completa, é aceito para fazer o curso inteiro, sem pagar nada. Cada aluno evolui no seu tempo e, ao terminar certos módulos, estagiam em empresas altamente desejadas no Vale do Silício. Detalhe importante: não há professores. Os próprios alunos tem como tarefa criar programas para testar os programas dos outros alunos.

Além desses exemplos, tem várias outras empresas querendo participar da criação do futuro ou já vivendo um futuro que já existe. Se tiver interesse em saber mais, acesse www.ofuturoquejaexiste.com.br.

Fonte: LinkedIn

Nós podemos te enviar artigos fantásticos! Veja as vantagens: