MBA em Finanças Corporativas – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo

mba-financas

NOME DO CURSO

MBA EM FINANÇAS CORPORATIVAS

ÁREA DO CONHECIMENTO

Administração Financeira e Orçamentária

Forma de Oferta: Presencial

JUSTIFICATIVA

     O MBA (Master of Business Administration) em Finanças Corporativas tem caráter essencialmente prático-profissional. Além de possibilitar a qualificação, o curso procura propiciar uma formação humana sempre pautada na ética e responsabilidade social, exigência fundamental na atual dinâmica do contexto mercadológico organizacional.

     Portanto, em havendo demanda por profissionais capacitados e habilitados que atendam as exigências de um mercado crescente, cada vez mais competitivo, haverá relevância e pertinência para o Curso de Pós Graduação – MBA em Finanças Corporativas, quando esse se propõe a formar profissionais capacitados e habilitados a lidar com os negócios e a gestão estratégica empresarial.

OBJETIVOS:

     Objetivos gerais:

     Capacitar profissionais nas atividades de gestão financeira de organizações diversas para reconhecer, familiarizar e aplicar a interdisciplinaridade entre a Administração, Economia, Estatística e Contabilidade, apresentando-lhes pressupostos empírico-teóricos, tecnologias e ferramentas específicas das áreas.

     Objetivos específicos:

  • Desenvolver conhecimentos específicos quanto aos fundamentos teóricos que amparam as tecnologias aplicadas às áreas relacionadas;
  • Desenvolver conhecimentos específicos quanto aos fundamentos financeiros que amparam a tomada de decisões nas organizações;
  • Estimular habilidades específicas para desenvolver aplicações e promover a busca de novas teorias sobre finanças corporativas;
  •  Aplicar os instrumentos financeiros contemporâneos em decisões de investimento, financiamento e estrutura de capital.
  • Reconhecer as limitações e propostas de cada método analítico-financeiro desenvolvido ao longo do curso.
  • Desenvolver raciocínio matemático-quantitativo para precificação de ativos financeiros de renda fixa e variável.
  • Apresentar metodologia recente sobre as relações causais entre produtos financeiros e ambiente macroeconômico.
  • Desenvolver habilidades de gestão coordenada de ativos de risco.
  • Transmitir conhecimentos teóricos, técnicos, metodológicos e mercadológicos através da discussão de casos que propiciem aos participantes possibilidades de aperfeiçoamento profissional.
  • Proporcionar aos participantes oportunidades para aplicação, sob supervisão docente, dos conhecimentos adquiridos.
    Implementar numericamente sem dificuldades todas as ferramentas financeiras discutidas em sala de aula.

PÚBLICO-ALVO

     O curso destina-se aos profissionais de nível universitário com graduação plena tais como: Matemática, Administração, Economia, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Gestão de Agronegócios, Engenharias e áreas afins que tenham concluído curso superior e que busquem formação consistente na área financeira de um modo geral e em estratégica organizacional.

     De forma geral, o curso está formatado para atender profissionais graduados em Curso de Ensino Superior que desejam aplicar a gestão financeira e suas ferramentas para atingir o sucesso profissional e empresarial.

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

     O MBA em Finanças Corporativas perseguirá os propósitos de formar especialistas dentro da concepção do pensar ético e político, que requer que se considere em primeiro lugar os protagonistas do fazer profissional, bem como, as relações produzidas nessa dinâmica e por elas geradas. Antes, porém de considerar a complexidade e a interdependência dessas relações, é necessário refletir sobre a concepção fundante do processo educativo e a concepção de pessoa. Portanto, a pessoa precisa ser entendida como um ser a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico, epistêmico e de linguagem – ser humano em sua identidade complexa, integrante de rede de relações.

      A arquitetura deste projeto se constitui na concepção interacionista, representada por cognitivistas como J. Piaget e Vygotsky, onde a postura epistemológica de professores é o de mediador de todo o processo de aprendizagem. O aluno será o interagente. O conhecimento resultará da ação do sujeito (aluno) sobre a realidade e desta sobre o sujeito. Nesta abordagem, o papel de professores será de “desequilibradores”, provocando conflitos e situações problemáticas que estimulem a reversibilidade de pensamento e levem o aluno a questionar sua ação. Além disso, os professores vão se colocar como suporte ao processo de construção de conhecimento discente.

      A finalidade de adotar a concepção interacionista é de promover ambiente interativos de qualidade que promovam o diálogo efetivo entre alunos, professores, a interação social e a colaboração. De modo geral, o caminho da produção e do acesso ao conhecimento, deve encontrar suporte em metodologias que se proponham a ultrapassar os limites da reprodução, repetição e cópia dos materiais existentes.

CARGA-HORÁRIA

     A carga-horária total do curso é de 360  horas-aula, sendo distribuídas em 18 encontros mensais de 20 horas-aula.

PERÍODO E PERIODICIDADE

– Sábado: das 8 às 12 h e 45 min e das 14 h às 18 h 45 min.

– Domingo: das 8 h às 11 h e das 11 h e 15 min às 14 h 15 min.

INVESTIMENTO:

Taxa de Inscrição: R$ 40,00

Pagamento:
(Para sua segurança, somente será aceito depósito identificado)

Banco: Bradesco
Agência: 1868-6
Conta: 17000-3
Nome: Sociedade Educacional ALEF Ltda.

ATENÇÃO: PEDIMOS A GENTILEZA DE ENVIAR UMA CÓPIA DO COMPROVANTE DE DEPÓSTIO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O E-MAIL secretaria@victorhugo.edu.br OU PELO FAX (35) 3332-2700.  A GARANTIA DE SUA INSCRIÇÃO SE DARÁ APÓS A CONFIRMAÇÃO DO DEPÓSITO.

Parcelas:  18 X R$ 390,00 (Trezentos e noventa reais), desde que pagos até a data do vencimento.

Local de realização do curso:
Faculdade Victor Hugo
Av. Dom Pedro II, 135 Centro – São Lourenço – MG – CEP: 37470-000

Declaro neste ato estar de acordo que a Mantenedora reserva-se o direito de não iniciar turmas com menos de  25 alunos matriculados pagantes. Caso isso ocorra,  serei  reembolsado (a) pelo valor que já tiver pago.

METODOLOGIA

     Aulas expositivas, Estudos de casos, Discussões e trabalhos em grupo, apresentação de textos individuais e em grupo etc.

CERTIFICAÇÃO

     Faculdade Victor Hugo. Portaria nº 717 de 16 /08/2007 Publicada em 17/08/2007

REQUISITO PARA INSCRIÇÃO:

Formação em Curso Superior

DOCUMENTOS A SEREM ENTREGUES NO INÍCIO DO CURSO

01 Cópia Diploma de Ensino Superior*
01 Cópia RG
01 Cópia Certidão de Nascimento ou Casamento
01 Cópia CPF
01 Cópia Título de Eleitor
01 Cópia Certificado de Reservista (se for do sexo masculino)
02 Fotos 3X4
01 Cópia do Pagamento da taxa de inscrição

* Os candidatos que não possuírem diploma até a data da matrícula poderão apresentar a Declaração de Conclusão de Curso Superior, sendo que até o final do Curso deverão apresentá-lo.

Inscrições Online