Jogo engaja alunos em educação para o trânsito - Faculdade Victor Hugo

Jogo engaja alunos em educação para o trânsito

Nos últimos vinte anos, foram gastos quase R$ 36 bilhões anuais com acidentes de trânsito, valor que seria suficiente para triplicar o número de escolas no país. Não é à toa que o Brasil ocupa o 5º posto entre os países recordistas em mortes no trânsito. Diante desse cenário, alinhado ao movimento global de conscientização para redução de acidentes de trânsito, a empresa ZOOM, que atua no segmento de robótica educacional, e o Observatório Nacional de Segurança Viária lançaram o jogo e concurso cultural Maio Amarelo Kids, que irá premiar alunos e escolas de todo o país.

Com o objetivo de disseminar a educação no trânsito entre alunos do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental, a iniciativa propõe a aprendizado sobre o tema de forma lúdica. Por meio de um jogo que reproduz o mapa virtual de uma cidade, a cada semana as crianças recebem desafios relacionados ao tema mobilidade urbana. Para pontuar, elas precisam analisar situações cotidianas, tanto na condição de pedestre como na de passageiro.

Além dos desafios, outras ações podem aumentar a pontuação dentro do jogo, como incentivar que os responsáveis vejam animações formativas sobre educação no trânsito. Para habilitar o jogo, é necessário que um adulto também se cadastre na plataforma. “Cada desafio que a criança passa, o pai recebe um vídeo que aborda assuntos como beber e dirigir, usar aparelho móvel no trânsito e parar em fila dupla. Nossa ideia é construir uma cadeia de pessoas pensando em segurança no trânsito”, explica Cacá Monteiro, articuladora da iniciativa na ZOOM.

Os pontos somados pelos alunos e responsáveis também são contabilizados no placar das escolas, que podem se cadastrar no desafio e realizar desafios adicionais, como promover ações educativas sobre segurança no trânsito com as crianças. Apesar da ZOOM ter convidado escolas parceiras a se engajarem no concurso, a coordenadora da ação garante que qualquer instituição pública ou privada pode participar.

O jogo está disponível para PC, tablets e smartphones Android por tempo indeterminado. No entanto, para participar do concurso cultural, alunos, responsáveis e escolas devem se cadastrar e concluir os desafios até o dia 31 de maio.

Os cem alunos vencedores serão premiadas com um conjunto LEGO® Education de 256 peças e um deles será convidado para a cerimônia de premiação do concurso, que ocorrerá no dia 28 de julho, em evento do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), Brasília (DF). Já as dez escolas vencedoras ganham conjunto LEGO Education com 1.365 peças que tratam sustentabilidade.

Fonte: Porvir

Nós podemos te enviar artigos fantásticos! Veja as vantagens: