Curso de História

Quem vive de passado é museu?

Ditado recorrente no senso comum, a ideia de que o passado deve ficar confinado a um espaço isolado e desinteressante ainda é muito repetida. Mais do que isso, a concepção de passado como fenômeno ultrapassado é bastante limitante.

A existência humana produziu, ao longo da História, incalculáveis experiências e realizações. Analisar, problematizar e compreender esses processos propicia, a cada geração, a oportunidade de desenvolver uma outra perspectiva acerca de si, do outro e de seu tempo. E, sobretudo, a consciência e o compromisso de, no tempo presente, atuar.

O programa oferecido pelo Curso de História da Faculdade Victor Hugo é bastante sólido. Possui caráter interdisciplinar e contempla todos os aspectos necessários para uma formação séria e comprometida com a qualidade. Habilita o acadêmico a atuar como professor (Licenciatura), pesquisador (Bacharelado) e abre um amplo leque para exercer atividades na área de Turismo, Patrimônio, Arquivo, Planejamento Urbano e quaisquer empreendimentos que visem uma atuação global e sistêmica. Além, é claro, de ser uma excelente oportunidade para aqueles que já possuem outra graduação – estudar pelo prazer e pelo desejo de compreender os acontecimentos mundiais, regionais e locais.

Mais Informações e Portarias do Curso

Notas no MEC

Os Primeiros Marcam a História

Coordenadora

Christiane Ferreira

“Ingressei na Faculdade Victor Hugo em 2008, logo no seu início. E, embora ainda em seu começo, já eram visíveis e marcantes aquelas que seriam as tônicas da instituição: o compromisso com a qualidade do ensino, a preocupação com a estrutura física, a organização impecável de toda a parte burocrática, a contratação de profissionais competentes – com titulação e experiência adequadas ao papel que desempenham.

Uma alquimia assim não poderia ter outro resultado. Somos, mais do que um grupo, uma equipe. Acreditamos no que fazemos e, sem falsa modéstia, fazemos bem. E quem atesta essa qualidade são as avaliações realizadas pelo MEC – obtivemos, sempre, nota 4,0 (em 5,0) em todos os cursos que oferecemos. Mas, sobretudo, o maior atestado de qualidade de que dispomos vem dos nossos alunos. São eles que retratam o processo: conquistam novos e melhores espaços profissionais, fazem diferença nos ambientes em que atuam e, especialmente, tornam-se melhores pessoas. Sim, porque o conhecimento (os saberes) podem ter esse condão: quando, de fato, mergulhamos na busca, somos transformados – e transformamos.

Tenho, além do orgulho, a felicidade de compor essa equipe tão rara. Rara pois, como apontou tão acertadamente Z. Bauman, em uma sociedade em que as relações são líquidas, conseguimos transformar companheiros de trabalho em amigos, projeto pedagógico em ideal de vida, alunos em companheiros de jornada – a grande jornada do conhecimento.

Venha fazer parte da Faculdade Victor Hugo. Participe do processo seletivo e mude a sua história.

Nós podemos te enviar artigos fantásticos de História! Veja as vantagens:

O que você quer receber?

Ainda está na dúvida?

Conheça mais alguns dos nossos cursos presenciais: