"FALANDO SÉRIO": CURSO DE LOCUÇÃO E FLUÊNCIA VERBAL NA FACULDADE VICTOR HUGO – Faculdade Victor Hugo

A Faculdade Victor Hugo realizou em parceria com Rádio Estância, o primeiro curso de Locução e Fluência Verbal de São Lourenço, com a finalidade capacitar e atualizar profissionais de setores específicos do mercado que usam a voz como ferramenta de trabalho.

O comunicador e professor de dicção e técnicas de locução Eloy Decarlo, do Rio de Janeiro, coordenou a aplicação do curso na cidade, que teve a duração de uma semana. As aulas foram ministradas na sede da faculdade pelo próprio Eloy e pela renomada fonoaudióloga Eliane Motta, e contaram com a participação de professores, advogados, psicólogos, vereadores, designers, funcionários públicos, secretárias, publicitários, motoristas, aposentados, polícia civil, representantes comerciais, estudantes, empresários, conselhos tutelares, cerimonialistas, pessoas que usam a voz para trabalhar e radialistas de toda a região, tais como: Lambari, Passa Quatro, Pouso Alto, Baependi, Soledade, Caxambu, São Lourenço, Carmo de Minas, Cruzília dentre outras.

Os próprios alunos apresentaram a cerimônia de formatura, que foi realizada na manhã deste sábado (22 de agosto), no auditório da instituição. Os alunos formados por este curso, além de otimizar seu modo de falar em público de maneira prazerosa, têm plenas condições de apresentar programas de rádio, ler noticiários para rádio e TV, comandar eventos e atuar em diversas outras atividades, assim como lidar com a voz profissional tão utilizada no dia-a-dia.

Segundo a professora Leila Rubinsztajn Direzenchi, diretora pedagógica da Faculdade Vitor Hugo, o curso teve a finalidade de “desenvolver a comunicação oral e preparar os participantes para a prática de exposições orais visando a persuasão por meio de uma comunicação clara, coerente e objetiva”. José Roberto Jardim, diretor da Rádio Estância, frisou a importância de qualificar a mão de obra local, atualizando os profissionais da região com recursos modernos de comunicação. O curso teve a participação de mais de 50 alunos, em seis aulas de 3 horas de duração, com início na segunda-feira, dia 17 de agosto.