FACULDADE VICTOR HUGO VISITA BIBLIOTECA NACIONAL, THEATRO MUNICIPAL E CASA RONALD MAC DONALDS NO RIO DE JANEIRO – Faculdade Victor Hugo

No dia 28 de setembro (6ªf), alunos da Faculdade Victor Hugo  visitaram a Biblioteca Nacional, o Theatro Municipal e a Casa Ronald Mac Donalds no Rio de Janeiro, acompanhados pela Prof. Leila R. Direzenchi (Coordenadora do Curso de Pedagogia).
Através de uma visita guiada os alunos conheceram a maior biblioteca da América Latina e uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. Na oportunidade estiveram no Setor de Obras Raras e em outros  vários segmentos  que integram aquela instituição.  Apreciaram  o mais antigo manuscrito (Evangeliário Grego – datado do século XII), a  Carta de Abertura dos Portos (um dos tesouros da Biblioteca Nacional, considerado um marco na história brasileira) etc.

Os alunos ficaram encantados em perceber fundamentalmente que a maior finalidade da Biblioteca Nacional é a preservação da memória bibliográfica e documental do  Brasil.

Na parte da tarde os alunos estiveram no Theatro Municipal considerado uma dos mais belos prédios do Rio de Janeiro e uma das 7 maravilhas daquela Cidade. Este Theatro é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América Latina.

Segundo a Prof.ª Leila que já havia levado há alguns anos outros alunos neste Theatro, “vê-lo  totalmente restaurado e suas instalações modernizadas conservando o requinte e o esplendor com que foi construído é algo indescritível”.

Os alunos se emocionaram  ao conhecer a  Casa do Ronald Mac Donalds, pois ali não só se familiarizaram com a rotina e as dependências de uma casa maravilhosa que é mantida por doações e que abriga cerca de 40 crianças e adolescentes  (de zero a 18 anos) juntamente  com suas mães, como puderam refletir sobre o atendimento em saúde tendo por objetivo a verdadeira humanização.

Esta casa conhecida como uma “casa longe de casa” que oferece hospedagem, transporte, alimentação, lazer,  escola, suporte psicossocial às crianças e suas famílias que devido ao tratamento estão muitas vezes fora de suas cidades, foi a 1ª Casa fundada no Brasil e a 1ª da América Latina.

Ao final os alunos expressaram a satisfação de terem conseguido vivenciar na prática tantos conhecimentos e cultura adquiridos  em um único dia.