Faculdade Victor Hugo na Cervejaria Itaipava, Museu Imperial, Palácio de Cristal e Casa de Santos Dumont em Petrópolis - RJ – Faculdade Victor Hugo
Cervejaria Itaipava

A Faculdade Victor Hugo, sob a coordenação da Profª Sônia Costa, levou, no dia 11 de maio (5ª f), um grupo de alunos para conhecer a Cervejaria Itaipava, que é a segunda cervejaria do Brasil e a única grande empresa com capital 100% nacional do setor.
O Grupo Petrópolis produz cervejas, bebidas alcóolicas e não alcóolicas que primam pela qualidade e são identificadas com o gosto do consumidor brasileiro.
Com 7 fábricas e inúmeros Centros de Distribuição, os alunos conheceram todo o processo da produção de uma cerveja produzida com malte e lúpulo selecionados, que utiliza somente água cristalina.

Museu Imperial

Como todo conhecimento técnico precisa ser permeado pelo aspecto cultural, a Faculdade Victor Hugo visitou o Museu Imperial, conhecido como Palácio Imperial, museu histórico-temático, que é o antigo Palácio de Verão do Imperador Dom Pedro II.
Ao calçar as famosas pantufas, os alunos não só passearam pelos pisos originais de carrara, mármore belga e madeiras nobres, como apreciaram relíquias como móveis, joias e documentos do 2º Reinado (1840/1889). Os alunos ficaram impressionados ao conhecer, na sala de joias, o cetro (Bastão de apoio usado pelos reis) feito para a consagração de D. Pedro I, com a coroa de brilhantes e pérolas de D. Pedro II ou com a pena de ouro e rubis usada pela Princesa Isabel para assinar a abolição da escravatura.
Visitaram ainda um dos mais importantes arquivos históricos do Brasil, com mais de 200 mil documentos. Tiveram a possibilidade de entrar em uma Biblioteca especializada em história brasileira dos séculos XVIII e XIX, que conta com mais de 50 volumes, e 8 mil obras raras. No pavilhão das Viaturas, que reúne meios de transporte do século XIX, ficaram deslumbrados com as carruagens e locomotivas. Tudo isso visualizando um belo jardim que valoriza ainda mais a construção do Palácio.

Casa de Santos Dumont

Coroando a viagem estiveram na Casa de Santos Dumont (Pai da Aviação Brasileira), gênio da engenharia que revolucionou o mundo. Sua casa foi batizada por Santos Dumont como “A Encantada”. Suas formas geométricas, com a escada íngreme de degraus cortados em forma de raquete, os móveis projetados como extensão da madeira utilizada nas paredes e o famoso chuveiro feito com um balde perfurado, dividido ao meio para água quente e fria, integram a casa que não tem cozinha e foi feita em peça única com 3 andares e um terraço. Tal projeto que inspira visitas de turistas do mundo todo, foi apreciado pelos alunos para compreenderem a importância da perpetuação da memória deste inventor.

Palácio de Cristal

Com uma agenda intensa, a Faculdade Victor Hugo levou ainda os alunos no Palácio de Cristal, inaugurado em 1884. Com uma estrutura encomendada pelo Conde d’Eu, vinda da França, sua obra é inspirada no Palácio de Cristal de Londres e do Palácio de Cristal do Porto. Ao solicitar tal construção o Conde d’Eu intencionava presentear a Princesa Isabel para que ela pudesse cultivar suas hortaliças.
Certamente foi um dia de descobertas e conhecimentos, pois uma visita técnica deste porte, onde há possibilidade de se complementar o ensino e a aprendizagem visualizando inúmeros conceitos que ocorrem em sala de aula de todos os cursos da Faculdade Victor Hugo, é de extrema valia. Os acadêmicos, além de ouvirem, verem e sentirem a prática de um processo de fabricação que envolve todas as áreas, ainda desfrutaram de uma aspecto cultural que motiva cada vez mais a instrução.