Estudar EAD: 3 dicas para melhorar seu rendimento – Faculdade Victor Hugo

Estudar EAD: 3 dicas para melhorar seu rendimento

Saiba como ser mais produtivo na Educação a Distância

O ensino à distância (EAD) vem crescendo no Brasil, são diversas opções de cursos, que vão da graduação, passando pelas especializações, até cursos de inglês com professores nativos. A flexibilidade e gerenciamento do tempo de estudo é um dos principais benefícios para os alunos dessa modalidade, essencial para o aproveitamento pleno do curso. Estudar com eficiência é um desafio para muitos alunos e, quando entramos na realidade de quem estuda à distância, essa questão pode ser ainda mais desafiadora, já que muitos deles possuem outras atividades e compromissos em sua rotina.

Nesse cenário, o estudante de EAD precisa conciliar essas atividades com as aulas e os estudos, para conseguir melhorar seu rendimento e aumentar a produtividade. Pensando nisso, separamos 5 dicas práticas de organização da rotina de estudos para quem estuda EAD. Confira:

Crie um ambiente próprio para o estudo

Ter um espaço adequado para dedicar-se unicamente aos estudos é fundamental para que o seu tempo estudando o conteúdo e assistindo às aulas do curso tenha o melhor rendimento possível. Por isso, procure um lugar tranquilo, bem iluminado e que contenha apenas o que for necessário aos seus estudos, como computador, cadernos e apostilas. Estudar em um espaço próprio evita distrações e possibilita que todo o conteúdo seja absorvido ao máximo pelo aluno.

Estabeleça uma rotina de estudos

A organização é fundamental para o processo de adequação da rotina de estudos EAD. Por isso, desenvolva ações para organizar seus dias, semanas e meses, com o objetivo de melhorar seu rendimento nos estudos. Comece anotando suas atividades do curso e verifique como elas podem ser encaixadas durante a sua semana, e separe um tempo para dedicar-se aos estudos. Isso pode ser feito de várias formas, como em planilha, calendário, gerenciador de tarefas ou agenda. Escolha o que mais lhe agrada e que te ajude a realizar suas atividades e obrigações.

Evite distrações

Manter o foco e disciplina é fundamental para o rendimento de quem estuda a distância, já que essa modalidade exige muitas atividades que não são presenciais, o que torna mais fácil perder o foco ou deixar para depois. A tentação de checar as redes sociais, as mensagens e o e-mail no momento de estudo são alguns dos principais vilões para quem estuda EAD. Identifique quais são os principais pontos de distração ao longo da sua rotina e crie formas de evitá-los para que não atrapalhem o seu desempenho nos estudos. Então, lembre-se que você possui um objetivo que precisa de sua atenção plena, e que nenhuma distração deve interferir nele.

Fonte: Educa Mais Brasil

Nós podemos te enviar artigos fantásticos! Veja as vantagens: