ENTREVISTA – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo
MENUMENU

O que é o Instituto Superior de Educação Victor Hugo?

leila_entrevistaÉ uma Instituição de Ensino Superior que está totalmente legalizada e que teve sua Portaria de autorização publicada no Diário Oficial da União. A Faculdade Victor Hugo está iniciando suas atividades e pretende de forma gradual estender seus cursos, com pós-graduação, graduação, tecnológico etc..

Leila, o que são estes cursos tecnológicos que você citou?

Cursos tecnológicos são cursos de graduação, que tem duração de 2 anos (não ultrapassam 3 anos), que se tornaram uma das principais respostas da educação para atender ao mercado de trabalho. Vale ressaltar que ao terminar um curso tecnológico o aluno pode prosseguir seus estudos de pós-graduação, mestrado, doutorado ….
A diferença entre os cursos tecnológicos e de graduação (tradicional) é que além de terem menor duração, eles atendem áreas específicas. Estes cursos são abertos a quem concluiu o Ensino Médio e foi aprovado em processo seletivo. A tendência destes cursos é mundial.

Quais os 2 cursos que estão sendo lançados agora?

Estamos lançando o Curso de Pós-Graduação em Geriatria &Gerontologia e o Programa de Saúde da Família (PSF).
Enquanto a Geriatria é a especialidade médica que estuda e trata das doenças ligadas ao envelhecimento (3ª idade), a Gerontologia é o estudo dos fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento do ser humano.
O PSF é um modelo de assistência à saúde que desenvolve as ações de promoção e proteção à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, através de equipes de saúde, que fazem o atendimento na unidade local de saúde da comunidade, no nível primário.

Porque a Faculdade Victor Hugo está começando com a área de saúde?

Na verdade estamos iniciamos com estes 2 cursos na área de saúde, pois eles vêm suprir uma necessidade da região, de capacitar e qualificar os profissionais que trabalham com a população da terceira idade e aqueles que atuam ou virão atuar no Programa de Saúde da Família (PSF).

Por que estes cursos estão sendo oferecidos pela Faculdade Victor Hugo?

Estamos trazendo estes 2 Cursos para que os profissionais da saúde também tenham a possibilidade de se atualizar com Professores das maiores Universidades Federais e Particulares do País. Sabemos das dificuldades destes profissionais fazerem cursos fora de sua região em virtude de terem que largar muitas vezes em alguns dias da semana seus consultórios e clínicas para se aperfeiçoarem nos grandes centros. Como nossa região tem uma demanda muito grande de 3ª idade, nada mais justo oferecermos oportunidade para que estes profissionais se preparem cada vez mais para atender esta clientela. Por outro lado é imprescindível a formação de recursos humanos na área de saúde da família para a organização e funcionamento do SUS.

Quem é o público alvo que pode fazer estas 2 Pós-Graduações?

Os médicos, dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, professores de educação física…enfim todos que se interessarem por esta área. No caso do PSF podem fazer técnicos de nível superior que já atuam ou atuarão, em serviços de atenção primária ou profissionais de saúde de outros níveis de atenção, empenhados em organizar a saúde de seus municípios.

Onde vai funcionar a Faculdade Victor Hugo?

Vai funcionar no Colégio Laser (Centro) a quem sempre temos agradecido por terem disponibilizado suas instalações. Seria bom que todos acessassem nosso site (www.victorhugo.edu.br) para ver a infra-estrutura física desta escola ou mesmo visitá-la porque ninguém imagina como ela é por dentro: bem dividida, espaçosa, com várias salas de aula, auditório, extremamente organizada, etc….

Qual a periodicidade do curso?

A duração do Curso é de 14 meses, com aulas uma vez por mês: sexta-feira (noite) sábado e domingos (dia todo). No site da Victor Hugo temos os horários especificados.

Estes cursos de Pós-Graduação contam com o apoio de 2 grandes parceiros, certo?

Sim. Estamos com o Grupo PRISMA que já formou mais de 200 turmas em várias cidades do Brasil e com o apoio da UNIMED Circuito das Águas. Apesar de estarmos iniciando de forma bem gradual, agradecemos a estes 2 parceiros que estão acreditando na seriedade destes 2 Cursos que estamos trazendo. Na verdade a UNIMED Circuito das Águas também tem esta preocupação de promover a Educação Continuada de médicos e profissionais de saúde na região, através do CTEC – Centro de Treinamento e Educação Corporativa. Nossos objetivos neste momento se comungaram.

Quais os próximos cursos de pós, de graduação ou cursos tecnológicos que a Victor Hugo vai implantar em São Lourenço?

A cidade de São Lourenço e região me conhece. Não gosto de gerar expectativas. Até porque todos os cursos que vierem passarão por todos os trâmites legais do MEC/INEP que sempre faço questão de respeitar, recebendo comissões, aguardando Portarias de autorização etc..

Leila, o que significa para você recomeçar uma nova instituição de ensino?

Na verdade a palavra não é bem recomeçar e sim continuar com a bandeira da educação. Tanto eu como Adolfo (meu marido) temos a educação como projeto de vida. Nós 2 acreditamos numa mensagem de Chico Xavier que diz: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Se Deus achar que esta é nossa missão, estamos prontos para servir.

Artigos recentes