ENTREVISTA – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo

     Prof. Leila R. Direzenchi – Diretora Pedagógica da  Faculdade Victor Hugo, fala sobre a mais nova Faculdade de São Lourenço.

 1) Leila, quais as novidades da Faculdade Victor Hugo  para este início de 2007 ?

     A Faculdade Victor Hugo após ter iniciado em outubro 2 Cursos de Pós-Graduação em Geriatria e Programa de Saúde da Família (PSF) com alunos que são: médicos, psicólogos, enfermeiros dentre tantos outros, originários  de mais de 20 cidades de toda região, traz agora o Curso de Pedagogia que possui grandes diferenciais.

 2)  Que diferenciais o Curso de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo possui?

     Primeiramente é fundamental explicar que o Curso de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo que acabou de ser autorizado pelo MEC é hoje o único Curso da Cidade e da região que já  está  totalmente adequado as novas diretrizes curriculares que foram definidas e aprovadas pelo MEC.
Estas novas diretrizes determinam que o Curso de Pedagogia deve habilitar para  o magistério na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, além das matérias pedagógicas no curso normal de nível médio e de cursos da educação profissional.
O curso de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo se destinará essencialmente à formação de professores para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, incluindo o desenvolvimento de competências para atividades da gestão democrática escolar e não escolar. No caso da Faculdade Victor Hugo,  nossos alunos  estarão aptos para serem gestores educacionais e poderão atuar  fora da escola.

 3) Mas estamos sabendo que este curso da Faculdade Victor Hugo possuirá em sua grade disciplinas como braile e libras, enfocando a inclusão social.

     Exatamente. Além destas 4 áreas de atuação citadas acima, o Curso de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo que possui 3 anos de duração, contempla o ensino de disciplinas como o  braile que é o sistema de escrita em relevo para cegos e    libras (Língua Brasileira de Sinais),  que é a língua materna dos surdos brasileiros.
Por compreendermos que precisamos capacitar os estudantes para atuar com portadores de necessidades especiais (educação inclusiva) é que nos preocupamos em oferecer um curso não só dentro das novas diretrizes, como também   para servir  à nossa comunidade.
Sempre falo que a função social de uma Instituição de Ensino Superior é se vincular a sociedade onde está inserida. Apesar da Faculdade  Victor Hugo estar  nascendo praticamente agora,  é preciso que ela atenda todos os segmentos da Sociedade a quem serve, promove e  atua.

4) Leila, quando será o Vestibular do Curso de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo  que possui todos estes  diferenciais?

     O Processo Seletivo está marcado para o dia  21/01 (domingo), às 9 h. Todas as informações sobre este Processo encontram-se no site www.victorhugo.edu.br

 5) Qual a  sua expectativa para este Vestibular?

     A minha expectativa e de Adolfo (meu marido) que é o Diretor Geral da Faculdade Victor Hugo para este Processo Seletivo, é que temos consciência que estamos iniciando uma nova instituição e um novo curso que possui grandes diferenciais. Porém, somos sabedores das imensas dificuldades que podemos encontrar em nossa trajetória. Só o fato de termos conseguido abrir 2 Cursos de Pós-Graduação na área de Saúde já foi uma grande vitória e como para nós toda vitória sinaliza um novo desafio, estamos agora  tentando este Processo Seletivo para o Curso de Pedagogia.

6) Leila, o que significa começar uma nova Faculdade em São Lourenço?  

     Platão nos ensina que para se chegar ao conhecimento verdadeiro não existem atalhos, somente um longo caminho. Se formos parafrasear este filósofo grego diríamos que nenhuma realização pode ser construída sem que se tenha trilhado um longo caminho. Para mim todo caminho  resulta em algum tipo de conquista e estas conquistas sempre são longamente perseguidas e lentamente alcançadas.  Por isto que toda conquista sempre engrandece!

 

Veja também:

Artigos recentes