Entenda a diferença entre profissão e carreira – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo

Entenda a diferença entre profissão e carreira

Emprego, cargo, profissão, carreira… O que é o quê?

Emprego, cargo, profissão, carreira… Se você está buscando melhorar a sua formação e tem pesquisado sobre assuntos relacionados ao mercado de trabalho, já deve ter se deparado com esses termos sendo utilizados indistintamente.

Em textos que falam sobre desenvolvimento profissional, é muito comum encontrar esses conceitos sendo utilizados como se fossem sinônimos. Será que são mesmo? Qual a diferença entre profissão e carreira? Há contextos nos quais a substituição de uma palavra pela outra é possível? Quando é melhor se ater a um termo só para evitar confusões?

No post de hoje, vamos tentar responder a todas essas perguntas. Confira!

O que é profissão?

A profissão é uma área dentro da qual é possível classificar as atividades que são exercidas por um profissional. Algumas profissões, como a medicina, exigem uma formação muito específica, de forma que também é possível que um profissional seja reconhecido como tal antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho por conta, por exemplo, da faculdade que esteja cursando.

Perceba que profissão não é sinônimo de emprego ou cargo, uma vez que um indivíduo não precisa necessariamente estar empregado ou exercendo as atividades da sua profissão para ser reconhecido como um profissional da área.

Ou seja, apesar de estar desempregado, ele ainda pode se identificar como advogado, por exemplo, caso a sua formação tenha sido planejada para tanto e ele esteja apto a exercer ou tenha exercido atividades de advogado: consultoria jurídica, elaboração e análise de contratos, elaboração de peças processuais, etc.

O que é carreira?

A carreira é o percurso que o profissional percorreu ou pretende percorrer, seja esse percurso fruto ou não de um plano elaborado previamente. Ela é marcada pelas diferentes decisões tomadas pelo sujeito desde a sua formação inicial e seu primeiro emprego até o presente.

Um plano de carreira é uma ótima ferramenta para que você se mantenha consciente do seu progresso e para ajudá-lo a tomar decisões difíceis, uma vez que, nesse planejamento, você estabelecerá para si mesmo critérios de sucesso e insucesso de acordo com o seu objetivo final.

Qual a diferença entre profissão e carreira?

Com essas definições em mente, fica bastante claro que, enquanto profissão se trata de uma categoria mais pontual, carreira aponta para um processo mais longo. Essa diferença é facilmente reconhecível se pararmos para pensar no currículo.

Analisando o currículo de um profissional, é possível agrupar as atividades semelhantes e identificar, dessa forma, diferentes profissões pelas quais ele passou. Ainda assim, todo esse currículo, em suas diferentes atividades e profissões, conta do seu percurso no mercado de trabalho.

A carreira é todo o conjunto de atividades que você exerceu e a forma como você as orientou — com ou sem planejamento — com o objetivo de conquistar cargos mais bem remunerados e de maior responsabilidade. Para isso são levadas em conta as atividades dentro e fora de uma profissão específica, sejam de áreas afins, sejam completamente diferentes.

Por exemplo, vamos pensar no currículo de Joana, uma professora universitária fictícia da área de línguas: Joana começou sua carreira num curso de Ciências Sociais e, antes mesmo de se formar, deu aulas de Sociologia em uma escola de ensino básico. No fim do curso, Joana, por ter facilidade com línguas, trabalhou como freelancer na área de tradução juramentada de documentos, traduzindo-os do francês para o português.

A partir desse trabalho, ela se interessou muito pela área de tradução e decidiu estudá-la mais a fundo, ingressando na pós-graduação. Com o título de doutora, Joana finalmente conquistou um cargo de professora em uma universidade.

Perceba que nem tudo que Joana fez na sua carreira estava diretamente ligado à sua última profissão. Veja que, em dado momento, ela deixou de ser professora para ser tradutora e o curso de graduação no qual ela se formou também é de uma área diferente da qual passou a lecionar. Ainda assim, esses desvios não foram atrasos na sua carreira. Pelo contrário, foram importantes para que ela conhecesse melhor suas aspirações e as alinhasse com os seus planos.

Como profissão e carreira se cruzam?

Apesar dessas diferenças, você já deve ter percebido que os dois conceitos dialogam bastante. Profissão e carreira são, de certa forma, complementares, portanto é muito mais fácil explicar um por meio do outro.

Se pensarmos em carreira como uma longa viagem de carro cujo destino final é o emprego dos seus sonhos, cada emprego que você teve ou pretende ter é uma cidade na qual você parou para abastecer, conhecer um ponto turístico ou tirar um cochilo. As profissões, por sua vez, são os estados que você atravessou, nos quais estão inclusos os empregos.

No meio do caminho sempre é possível mudar de ideia, pegar uma estrada diferente, escolher uma cidade ou outra para ficar mais tempo e até mesmo desistir de parar em outras. Isso acontece porque é necessário botar o pé na estrada para entender como você vai se sentir em cada lugar desses.

Algumas cidades que você tinha muita vontade de conhecer, perceberá que nem vale mais a pena parar, porque, numa cidade anterior, você já aprendeu tudo o que precisava para continuar a viagem.

É fundamental que você esteja sempre motivado para continuar dirigindo e seguindo em frente e que também permaneça atento aos atalhos, pois eles existem, mas só quem estiver íntimo com a estrada saberá encontrá-los.

O grande problema — e, ao mesmo tempo, a beleza desse processo todo — é que você não vai encontrar em lugar nenhum mapas para essa viagem. O mais próximo disso que há são diários de bordo de outros viajantes, mas eles não são iguais a você e também é provável que as estradas que eles usaram hoje estejam mal-cuidadas.

Então você vai precisar confiar muito no seu taco e na sua capacidade adaptar seus planos em tempo real, porque o único segredo para viajar é não ficar parado.

Chegando ao objetivo final, é fácil perceber que boa parte da graça da viagem estava mesmo nesse percurso e em tudo aquilo que se aprendeu antes de chegar ao destino.

Esperamos que o post de hoje tenha tirado as suas dúvidas sobre a diferença entre profissão e carreira. De fato são conceitos muito relacionados, mas diferenciá-los é um bom começo para começar a planejar o seu futuro mais objetivamente. Comente aqui embaixo se você ainda tem perguntas sobre o assunto que não foram respondidas!

Fonte: Hoje em Dia

Mantenha-se Informado

Nós podemos te enviar artigos fantásticos! Veja as vantagens:

  • Não é preciso ser aluno para receber nossos artigos;
  • Não encheremos sua caixa de entrada com SPAM;
  • Não receberá aquilo que não é do seu interesse;
  • Não existe qualquer taxa, é gratuito!

Você poderá cancelar sua assinatura a qualquer momento!

O que você quer receber?

Veja também:

Área do Aluno


logo_empresajr

Visitas


Conheça um pouco a história de quem foi Victor Hugo.
Ele foi poeta, romancista, dramaturgo e um dos mais importantes escritores românticos franceses do Século XIX. Leia Mais


Conheça São Lourenço
São Lourenço é uma das mais belas Estâncias Hidrominerais do País e um dos mais jovens municípios Mineiros, é considerada pelos amantes do clima de montanha, um pedacinho do céu.

Todos que aqui vêm sentem-se fascinados por tão abençoado solo e benfazejas águas minerais, estas com propriedades medicinais e sabor incomparável premiada como uma das melhores águas minerais do mundo. Leia Mais
São Lourenço


Selo. Instituição Socialmente Responsável. 2016 - 2017

Veja também: