Ególatras - Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo
MENUMENU

Ególatras

O egoísta nunca pensa em terceiros e age como uma leoa a defender suas crias

O egoísta nunca pensa em terceiros e age como uma leoa a defender suas crias

A educação é a pedra angular da humanidade. É ela que nos torna humanos e nos diferencia dos outros animais, o que é ressaltado por Giles em seu livro Filosofia da Educação. Publicado em 1983 pela EPU, quando ressalta que é graças a educação que o homem se torna humano.

Delors vai além em seu livro intitulado Educação: Um Tesouro a Descobrir, publicado pela Cortez em 2001, ao ressaltar que a educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, seja este desenvolvimento no âmbito de espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade.

Desta forma iremos nos humanizando e enxergando o outro como uma extensão do nosso eu, aprendendo a conviver e socializar, visto que a educação tem também esta função, já que de acordo com o próprio Durkheim no livro intitulado Educação e Sociologia publicado pela Edições 70 em 1978, afirma que a educação é uma coisa social.

Assim pode-se observar que a educação busca a socialização e socialização difere de egoísmo, pois pessoas egoístas não pensam no coletivo, aliás, procuram tirar proveito deste coletivo, e assim este egoísmo vem emperrando a justiça.

O egoísta nunca pensa em terceiros e age como uma leoa a defender suas crias, e quando outros filhotes se aproximam, ela é capaz de matá-los, e assim é com a política brasileira.

Nossos políticos só pensam nos seus pares que são os mesmos que cúmplices a sugar o sangue da nação, desviando verbas da merenda escolar deixando crianças que em muitas situações, só poderão contar uma alimentação saudável na escola. Estes mesmos políticos desviam verbas da saúde pública para comprar jóias para esposas a custo de vidas humanas nas filas dos hospitais públicos totalmente sem infraestrutura para dar um atendimento de qualidade, enfim, são pessoas ególatras que não enxergam nada além do próprio umbigo.

O egoísmo alimenta outros sentimentos e atitudes como intolerância, impiedade, vaidade, ambição, inveja, ciúme, ódio, avareza, discórdia, calúnia, vingança, bajulação e fanatismo, tudo isso representa o oposto do que nos torna humano, pois é na educação que encontraremos a nossa evolução como “gente” e não bicho.

É a própria educação, seja ela formal ou informal que nosso ser será trabalhado, que desenvolveremos a empatia, a tolerância e o respeito ao próximo.

É justamente na educação que trabalharemos o educando para que se transforme em verdadeiro cidadão, pois de acordo com Santos em seu livro Introdução a Sociologia da Educação, publicado pela Autêntica em 2007, ela desenvolverá a autonomia do educando, fazendo-os que pensem por si mesmos, pois uma de suas tarefas é também “resgatar a cidadania”, isso porque para Santos temos direitos e também deveres.

Quanto mais esclarecidos forem nossos alunos, maiores serão as probabilidades de uma boa escolha política que se baseada na ética e na moral, pois político que age sobre este binômio não é político egoísta e sim altruísta.

 

Fonte: Revista Gestão Universitária

Mantenha-se Informado

Nós podemos te enviar artigos fantásticos! Veja as vantagens:

  • Não é preciso ser aluno para receber nossos artigos;
  • Não encheremos sua caixa de entrada com SPAM;
  • Não receberá aquilo que não é do seu interesse;
  • Não existe qualquer taxa, é gratuito!

Você poderá cancelar sua assinatura a qualquer momento!

Artigos recentes