DESIGNER GRÁFICO NA FACULDADE VICTOR HUGO – Faculdade Victor Hugo

Reafirmando sua inclinação para o fomento da cultura artística, a Faculdade Victor Hugo ofereceu na sexta feira passada, dia 15 de agosto a palestra DIÁRIO GRÁFICO E CRIATIVIDADE proferida pelo artista visual Renato Alarcão, que é designer gráfico com mestrado em ilustração pela School of Visual Arts de Nova York e tem trabalhos publicados nos jornais The New York TimesLe Monde DiplomatiqueFolha de São PauloJornal do Brasil, além de diversas revistas e livros do país e exterior.

Seu trabalho já esteve em exposições em Nova York no American Institute for the Graphic Arts (AIGA), na Society of Illustrators e na New York Public Library. Já expôs também em Bratislava e Tóquio, quando ganhou o prêmio NOMA para livros ilustrados (uma competição patrocinada pela UNESCO do Japão).

Renato Alarcão exibiu aproximadamente 100 imagens, onde mostrou o uso dos cadernos, sketchbooks e diários gráficos como suportes do processo criativo de diversos artistas. Esta projeção trouxe trabalhos de Da Vinci, Picasso, Rauschenberg, Basquiat, Francis Bacon, dentre outros.

Para uma platéia atenta repleta de acadêmicos, artistas, aprendizes e apreciadores ele explicou que os indivíduos criativos nascidos na era do computador usam seus cadernos para arriscar-se mais, experimentar novas possibilidades, tomar contato com a fisicalidade dos materiais, e neste processo colecionam acertos, erros e acidentes felizes. É justamente na possibilidade de encontrar-se com o acaso, o não-planejado, que enriquecemos a experiência do processo criativo tão essencial nas diversas áreas de conhecimento e nas diferentes atuações profissionais.

Renato Alarcão é referência no meio das artes visuais no Brasil e no mundo e recebê-lo em São Lourenço foi um grande privilégio que a Faculdade Victor Hugo compartilhou com os que estão atentos e sensíveis para os novos tempos.