Descubra os indicadores de recrutamento ideais para sua empresa
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Descubra os indicadores de recrutamento ideais para sua empresa

O recrutamento e a seleção são o ponto de partida do relacionamento entre o colaborador e a sua empresa.

Indicadores de Recrutamento

Descubra os indicadores de recrutamento ideais para sua empresa
Como você já sabe, o recrutamento e a seleção são o ponto de partida do relacionamento entre o colaborador e a sua empresa. Por isso, esses processos precisam acontecer de maneira alinhada! Assim, a empresa consegue contratar o profissional mais adequado às suas expectativas. É por esse motivo que os indicadores de recrutamento passaram a ter um papel fundamental na identificação do perfil ideal para cada vaga.

Neste artigo, falaremos sobre a importância de analisar os indicadores de recrutamento e, logo após, faremos uma lista com os principais. Continue a leitura e descubra como essa análise pode ajudar a fazer melhores contratações!

A importância de analisar os indicadores de recrutamento
Você já pode ter ouvido falar muito sobre os indicadores de produtividade e a sua importância para medir a performance dos colaboradores, que são a base para a tomada de decisões quanto às ações a serem implementadas na empresa.

Os indicadores de recrutamento funcionam mais ou menos da mesma maneira. O diferencial é que eles ajudam a melhorar o desempenho da empresa ainda no processo de contratação! A eficácia deles é fundamental para captar aqueles profissionais mais talentosos, mas também para tornar a seleção um processo mais curto, eficaz e sem desperdício de recursos financeiros.

Logo, ter indicadores de recrutamento te ajuda a estabelecer quais fases do recrutamento podem ser melhoradas, a eficácia da triagem de currículos, baixar a taxa de turnover em contratações recentes, diminuir o tempo entre o recebimento do currículo até o fechamento da vaga entre outros.

Os melhores indicadores de recrutamento para a sua empresa
Depois de conhecer a importância dos indicadores de recrutamento para o seu RH, é hora de aprender mais sobre eles. A seguir, mostraremos alguns dos principais que podem ser aplicados no cotidiano corporativo e tornarão as contratações mais alinhadas às necessidades da sua empresa!

Número de currículos recebidos
Antes de partir para as próximas fases, uma das primeiras métricas a serem analisadas pelos recrutadores diz respeito ao número de currículos recebidos. Quanto mais aplicações, maiores as chances de encontrar o candidato ideal para preencher a vaga.

Aliás, esse número também indica se o trabalho do RH foi executado de maneira adequada nos meios de divulgação, se a descrição das vagas foi bem trabalhada, bem como se a imagem da marca no mercado tem atraído os melhores profissionais.

Mas, para garantir que a métrica seja adequada, você precisa levar em consideração uma triagem eficaz, capaz de identificar aqueles profissionais diferenciados.

Custo de contratação
Todo processo seletivo exige uma certa quantidade de recursos da empresa, e é importante saber qual é esse valor para evitar gastos exagerados. O cálculo desse indicador de recrutamento pode ser feito de maneira simples: basta dividir o total gasto pela quantidade de vagas preenchidas durante a seleção.

Por exemplo, se a organização teve que gastar uma grande quantidade de recursos durante a divulgação das vagas, você pode ajudar a diminuir esse valor por meio de algumas iniciativas – como o uso maior das redes sociais na hora de captar os colaboradores que farão parte da equipe.

Tempo de contratação
É essencial dar atenção especial ao tempo de contratação. Isso porque quanto mais demorado for o recrutamento, mais dinheiro será gasto para escolher o profissional certo! Além disso, um alto tempo gasto nesse processo aponta falhas na seleção.

Outro fator a ser levado em consideração é o tempo médio que as vagas ficam abertas para que sejam enviados os currículos. Por exemplo, se algumas áreas demoram a conquistar um número de candidatos o suficiente para que a escolha possa ser feita, isso aponta a necessidade de novas estratégias para a divulgação de vagas.

Para realizar o cálculo, você precisa dividir o tempo total gasto no preenchimento das vagas pelo número de vagas abertas.

Número de processos concluídos no prazo
Falando em tempo de contratação, outro indicador de recrutamento próximo e de igual importância é o número de processos concluídos dentro do prazo. O cumprimento de prazos é algo essencial para empresas que precisam lidar com outras tarefas em seu dia a dia, ainda mais quando se trata do RH.

Se as vagas demoram a ser fechadas, isso pode indicar um problema em relação à atratividade de talentos para a empresa. Logo, você precisa ligar um alerta! Para fazer o cálculo correto é preciso dividir o número de processos atrasados pelo total de vagas e multiplicá-lo por 100 – o total será o percentual de atrasos.

Custo de rotatividade
Geralmente, a realização de processos de recrutamento e seleção é necessária devido à saída de colaboradores. Por isso, avaliar a rotatividade é essencial! Por meio dela é possível contabilizar não só as despesas com o pagamento de rescisões contratuais, mas também os custos com novas contratações, além do investimento na qualificação dos indivíduos contratados.

O cálculo desse indicador é simples, basta dividir o total gasto pelo número de renovações realizadas no período analisado. Aliás, a partir dele é possível identificar se o recrutamento está de fato sendo efetuado de maneira eficaz, mas também se os processos internos estão alinhados, se os benefícios e salários condizem com o que é praticado no mercado, entre outros aspectos.

Taxa de turnover em contratações recentes
A taxa de turnover está ligada à rotação de colaboradores. Quando aplicadas em contratações recentes, elas podem prover insights de diversos tipos para você, entre eles: a qualidade do processo seletivo, a qualidade do processo de onboarding (treinamento realizado quando um novo profissional entra para a empresa) e também a capacidade da organização em reter talentos.

Para medi-la é necessário dividir o número de profissionais recém-admitidos que saíram da organização pelo número de contratados. A partir disso, o departamento de Recursos Humanos pode aumentar a eficácia de contratações, detectar insatisfações de entrantes e saber exatamente o que falta para a organização contratar de fato aqueles colaboradores alinhados à cultura organizacional e que têm mais chances de permanecerem em seus cargos.

Taxa de conversão do funil de contratações
O funil de contratações pode ser dividido em quatro partes: candidatos do processo, candidatos qualificados, candidatos finalistas e candidatos contratados. Cada uma das partes deve ser acompanhada de perto e ajudará a medir a eficácia do recrutamento!

Imagine, por exemplo, que o recrutador tenha avaliado todos os candidatos qualificados e não tenha encontrado nenhum que se encaixe nas funções exigidas do cargo. Isso indica a necessidade de uma base maior de candidatos no processo e, a partir disso, um plano de ação que consiga atrair os talentos certos, desde a divulgação até o envio de currículos.

Como vimos, a seleção é um fator crítico de sucesso para qualquer organização. Por isso, é fundamental que você trabalhe com os melhores indicadores de recrutamento para reconhecer as oportunidades de melhorias no processo seletivo e fazer contratações mais acertadas.

Fonte: Solides

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