CURSO: A CULTURA DAS APARÊNCIAS: MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E IDEOLOGIA – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo
MENUMENU

Alunos participantes do curso e Prof. Plínio Toledo

   O mini curso de extensão ministrado pelo Prof. Plínio Toledo, no dia 04 de junho na Faculdade Victor Hugo, versou sobre os problemas que enfrentamos atualmente nos campos político e ideológico, principalmente a relação entre opinião pública e cultura de massa.

   Foram trabalhados temas fundamentais para a compreensão de nossa crise atual, como a influência dos meios de comunicação na formação da mentalidade popular como veículos ideológicos para a ocultação da realidade e construção de uma falsa consciência alienada de suas determinações reais. Os autores e referenciais que forneceram a base teórica para a abordagem crítica dos temas foram principalmente Baudrillard, a maioria silenciosa, o fim do social e a cultura de massa; Adorno,  indústria cultural; Kierkegaard, verdade e opinião pública;  Debord, cultura e espetáculo.

   Os temas foram trabalhados em um espaço dialógico em que os presentes participaram ativamente de uma ampla reflexão sobre a sua própria condição humana no contexto da sociedade mercantil e das ilusões do mercado.

   

Artigos recentes