Como estruturar o setor de Recursos Humanos de uma empresa? - Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo
MENUMENU

Como estruturar o setor de Recursos Humanos de uma empresa?

Hoje vamos te mostrar o que fazer para estruturar o seu departamento de RH do zero

O que fazer para estruturar o seu departamento de RH?

Você já sabe o quanto o setor de recursos humanos de uma empresa é importante, não é mesmo? Afinal, ele é responsável por gerenciar o que as organizações têm de mais valioso: as pessoas. E, por isso, tem um papel fundamental para o crescimento e o sucesso de qualquer negócio!

Mas com tantas tarefas a cumprir, muitas vezes não sobra tempo para estruturar esse departamento da forma devida e trabalhar de maneira mais organizada, simples e com foco em resultados melhores.

Por isso, hoje vamos te mostrar o que fazer para estruturar o seu departamento de RH do zero. Assim, você vai conseguir atuar de acordo com os objetivos e metas da sua empresa e ainda valorizar a gestão de pessoas onde você trabalha. Não perca tempo e continue a leitura do artigo!

O que fazer para estruturar o setor de recursos humanos de uma empresa?

Para estruturar o departamento de RH na empresa, você precisa passar por três etapas principais: o foco na estratégia, a criação de um planejamento e a definição de metas. Por isso, é importante ter um tempo em sua agenda para se dedicar a esse processo!

Se você achar melhor, separe uma hora por dia em que você ficará por conta da estruturação do seu RH. Assim, você não deixa de fazer as suas atividades, mas se compromete a colocar esse projeto em prática.

O importante é não deixar de fazer! E para te ajudar com isso, agora vamos falar um pouco sobre cada uma das três etapas.

Estratégia

Você já deve ter ouvido falar por aí sobre a importância de ter um RH estratégico. Mas o que é isso? Bom, ter uma gestão de pessoas estratégica é se voltar a resultados. É criar ações baseadas em um plano que está de acordo com os objetivos da empresa.

Para isso, você precisa prestar atenção a dois pontos. O primeiro é entender o planejamento estratégico da empresa: a longo prazo, o que a organização onde você atua deseja alcançar? O segundo é ter dados relacionados à gestão de pessoas para que você possa se orientar e trabalhar para melhorá-los.

Se o objetivo da sua empresa é aumentar as suas receitas em um ano, por exemplo, qual é o papel do RH nessa meta? Você pode pensar em ações que reflitam no aumento da produtividade dos colaboradores e na diminuição das despesas com rotatividade, por exemplo.

Então você vai precisar de informações que apontem esses indicadores em sua empresa. A partir dos dados que você conseguir, é possível entender onde a gestão de pessoas pode melhorar e medir os resultados das ações desenvolvidas para saber se realmente aconteceu uma mudança significativa.

Nesse caso, é muito importante que você conte com um sistema de RH eficiente. Ele vai gerar relatórios inteligentes e te ajudar com a análise das informações. Além de otimizar o seu tempo, como falaremos abaixo, uma ferramenta de gestão de pessoas ainda te ajuda a tornar o seu setor mais estratégico.

Planejamento

Depois de entender como o seu RH pode atuar estrategicamente dentro da empresa, hora de se planejar! Quais são as ações que você deve desenvolver para ter um RH voltado aos resultados que você precisa alcançar?

Nesse momento, não se esqueça de manter os pés no chão! Você é a única pessoa responsável pela gestão de pessoas em sua empresa? Ou o seu RH conta com uma equipe maior? Qual é o seu orçamento?

O seu planejamento deve seguir as condições atuais. Nada de planejar ações que você não vai conseguir cumprir! Assim, você evita frustrações e, no momento da apresentação de resultados, consegue mostrar que atingiu aquilo que queria para o restante da empresa.

Metas

O último passo antes de começar a colocar tudo em prática é estabelecer as metas que vão atender ao seu planejamento de RH. Se o seu objetivo é atuar para a diminuição da rotatividade, por exemplo, quantas e quais ações você deve desenvolver nesse sentido? Quais novas práticas você deve implantar na empresa?

Além disso, é importante que você quantifique os seus resultados. Ao fim do período do seu planejamento, qual é a porcentagem de rotatividade que a empresa deverá atingir para diminuir o seu índice atual?

As metas são importantes para que você não desenvolva o seu trabalho no escuro. A partir delas, você atua com base nas informações que você tem e aonde você quer chegar.

Por que contar com a ajuda da tecnologia é importante?

Bom, sabemos que colocar essas três etapas em prática pode ser trabalhoso no começo. Por isso, contar com a ajuda da tecnologia é muito importante!

Além de otimizar o tempo e, consequentemente, te ajudar a aumentar a produtividade, as ferramentas tecnológicas te auxiliam na organização das suas atividades e na do setor como um todo. Aplicativos de organização, agendas online e softwares de RH são grandes aliados para a estruturação do setor!

Um sistema para o setor de recursos humanos de uma empresa, por exemplo, consegue:

. organizar os dados de todos os colaboradores em um só lugar, otimizando o seu tempo de trabalho;

. fazer o mapeamento comportamental das equipes, fornecendo informações muito valiosas estrategicamente falando;

. ajudar no processo de recrutamento e seleção;

. auxiliar na avaliação de desempenho dos profissionais, entre muitas outras coisas.

Como mostrar que um software é uma boa opção?

Talvez você já tenha percebido que contar com a ajuda de um software para o departamento de RH é uma ótima opção. Além de ajudar na estruturação do setor, ele te ajuda a otimizar o tempo das tarefas diárias.

Mas como muitos setores de gestão de pessoas têm um orçamento limitado, é importante que você saiba defender a importância desse tipo de ferramenta. Para isso, nada melhor do que saber apresentar as vantagens de um sistema para RH e como ele vai ajudar a empresa a melhorar – e muito – os seus resultados. Certo?

Existem três benefícios importantes que esse tipo de ferramenta proporciona para a organização:

Aumento da produtividade

Como as informações vão estar mais organizadas e diversas tarefas podem ser automatizadas através de um sistema de RH, você aumentará a produtividade do setor de RH além de ter mais dados para atuar na melhoria do desempenho da empresa como um todo!

Redução de custos

Com o departamento de Recursos Humanos funcionando de forma efetiva e estratégica, a gestão de pessoas fica cada vez melhor. Assim, os colaboradores ficam mais motivados com o ambiente de trabalho, a taxa de turnover abaixa bastante e, consequentemente, você reduz os custos na empresa.

Mensuração de resultados

Com um software de RH, você vai ter acesso a relatórios, gráficos, dados que dão um importante suporte para a tomada de decisões. Essas informações são importantes para o planejamento estratégico da organização, para mensurar como anda a gestão de pessoas na empresa e para a definição de ações eficientes de RH!

 

Fonte: Solides

Mantenha-se Informado

Nós podemos te enviar artigos fantásticos! Veja as vantagens:

  • Não é preciso ser aluno para receber nossos artigos;
  • Não encheremos sua caixa de entrada com SPAM;
  • Não receberá aquilo que não é do seu interesse;
  • Não existe qualquer taxa, é gratuito!

Você poderá cancelar sua assinatura a qualquer momento!

Artigos recentes