Como conquistar e desenvolver lideranças na empresa
Faculdade Victor Hugo
MENUMENU

Como conquistar e desenvolver lideranças na empresa

Assim como tem acontecido com a gestão em geral, as lideranças também tem sofrido mudanças.

Treinando colaboradores é possível começar a desenvolver futuros líderes que chegarão ao posto mais desenvolvidos e também mais engajados.

Assim como tem acontecido com a gestão em geral, as lideranças também tem sofrido mudanças. Esse processo é natural e requer desenvolvimento e adaptação desses profissionais. O motivo de tudo isso, já sabemos. Imagine só o que seria de um time do departamento comercial, por exemplo, se a liderança não fosse desenvolvida e competente? Certamente o sucesso da organização seria inteiramente comprometido.

Para que esse tipo de situação não aconteça é importante focar nesse aspecto de um negócio. Continue lendo esse artigo e veja nossas dicas para desenvolvimento e conquista de liderança.

Treine e eduque o mais cedo possível
Já sabemos que o emprego de treinamentos para os colaboradores é uma ótima maneira de engajar esses profissionais no seu negócio. No entanto, o que talvez você não saiba, é que treinando esses colaboradores, também é possível já começar a desenvolver futuros líderes que chegarão ao posto de liderança mais desenvolvidos e também mais engajados.

Além desse desenvolvimento antes mesmo de se atingir a liderança, muitas vezes esses treinamentos permitem que certos colaboradores ganhem um maior destaque em relação às suas qualidades que poderiam, futuramente, trazer benefícios para a liderança da empresa.

Crie um programa de desenvolvimento junto com o departamento de RH
O departamento de RH é praticamente o único que possui uma visão mais geral dentro de uma empresa. Especialmente quando esse departamento é estratégico, ele é capaz de enxergar de maneira mais objetiva onde estão os maiores gaps da liderança dentro da organização. Isso acontece porque, além do contato direto com os profissionais, esse departamento também é capaz de reunir uma série de dados sobre os colaboradores, sendo extremamente interessante para o desenvolvimento de estratégias.

É também exatamente por possuir uma visão tão ampla do negócio, que o RH é o melhor departamento para auxiliar a liderança na criação de um programa de desenvolvimento. Alinhe a liderança e o departamento de RH e receba o melhor auxílio para desenvolvimento.

Ofereça liberdade e autonomia
Em muitas empresas os líderes, mesmo ocupando cargos altos, tem grande parte de suas ações limitadas por regras e determinações impostas pelos gestores. Obviamente, as regras e limitações também fazem parte do bom funcionamento de uma organização, porém, em algumas situações, também pode ser interessante oferecer um pouco mais de liberdade para a liderança para que ela busque, por si só, alternativas originais para os times.

O mais interessante é que essa oferta de liberdade pode trazer para o negócio mais do que apenas propostas e soluções inovadoras. Ao deixar a liderança agir mais livremente, o gestor também está dando um voto de confiança à esses profissionais, fazendo com que estes se sintam mais capazes e, consequentemente, mais próximos da organização.

Quando os resultados de alguma dessas ações propostas pelos líderes estiverem disponíveis, é também importante não deixar de dar o feedback necessário. O retorno também é extremamente essencial para esse tipo de situação.

Fonte: Solides

Mantenha-se Informado

Nós podemos te enviar artigos fantásticos! Veja as vantagens:

  • Não é preciso ser aluno para receber nossos artigos;
  • Não encheremos sua caixa de entrada com SPAM;
  • Não receberá aquilo que não é do seu interesse;
  • Não existe qualquer taxa, é gratuito!

Você poderá cancelar sua assinatura a qualquer momento!

Artigos recentes