A prática de sequências didáticas nas aulas de Matemática – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo

Na última terça-feira, dia 02/05/17, a professora Bethânia Rezende, que ministra as aulas de Metodologia da Matemática para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I no curso de Pedagogia, planejou um Seminário de Sequências Didáticas em Matemática, oferecendo a seus alunos a oportunidade de apreciar duas palestras, ou melhor, dois relatos da prática docente,  proferidos  pelas professoras Iara Toledo Oliveira Ferreira e Mírian Francisca Libânio Pereira Leandro: ambas trabalham atualmente no Colégio Franciscano Santo Inácio em Baependi, ministram aulas na Educação Infantil e possuem grande experiência profissional na área, já tendo atuando como professoras do Ensino Fundamental e Coordenadoras.

            

A convite da professora Bethânia, as professoras trouxeram suas experiências e puderam compartilhar com os estudantes do curso de Pedagogia, como desenvolver sequências didáticas de qualidade a partir de temas que atraem os estudantes e os colocam não só para pensar, mas para desenvolverem diversas habilidades que vão além de apenas reproduzir conhecimentos transmitidos. “Na formação do Pedagogo é preciso incluir vivências práticas, observação atenta e reflexão das situações vividas a partir das teorias de ensino, para não somente dominar bem a teoria, mas quando entrar em uma sala de aula, estar preparado para atuar e saber o que deverá ser feito” – diz a professora Bethânia.

Iara Toledo apresentou uma sequência didática para a Educação Infantil sobre o Jogo de Boliche – “Escolhi esta sequência didática para relatar, pois as aulas com jogos, como o jogo de boliche, despertam nas crianças o prazer em aprender Matemática, uma vez que muitas crianças vão crescendo com a ideia de que esta disciplina é difícil. À medida que vamos jogando, a Matemática vai acontecendo de forma significativa e prazerosa”.

                

Mírian Libânio apresentou a sequência didática para o Ensino Fundamental sobre o ensino do jogo de Xadrez na escola – “ Quando percebi que poderia ensinar Xadrez em etapas bem divertidas, comecei a pesquisar e investir em meus alunos – logo todos estavam sabendo os nomes e funções das peças, tipos de jogadas e como preparar um xeque e um xeque-mate. É importante não subestimar a capacidade deles, mesmo pequenos, aprenderam facilmente pois estavam muito interessados!”

      

      

         

Ter voz ativa, levantar hipóteses, participar da pesquisa e realizar atividades lúdicas, são alguns dos pontos importantes citados pelas professoras. Aprender de forma significativa e contextualizada é o melhor caminho, o estudante precisa relacionar a Matemática com a sua vida.

A palestra, com o tema “Sequência Didática em Matemática”, trouxe a oportunidade para os estudantes de Pedagogia estarem com profissionais que atuam brilhantemente em suas escolas e possuem ótimos resultados. É importante verificar como acontece o ensino de qualidade e reforçar que a teoria sempre precisa visitar a prática, para que haja reflexão e amadurecimento do processo de ensino aprendizagem e a formação do futuro Pedagogo passe por bons exemplos.

A Faculdade Victor Hugo está sempre a frente, oportunizando eventos de qualidade para enriquecer os conhecimentos de seus profissionais e, principalmente, de seus alunos!! Agradecemos às professoras Iara Toledo e Mírian Libânio pela participação brilhante e partilha de conhecimentos com os estudantes!

         

Veja também:

Área do Aluno


logo_empresajr

Visitas


Conheça um pouco a história de quem foi Victor Hugo.
Ele foi poeta, romancista, dramaturgo e um dos mais importantes escritores românticos franceses do Século XIX. Leia Mais


Conheça São Lourenço
São Lourenço é uma das mais belas Estâncias Hidrominerais do País e um dos mais jovens municípios Mineiros, é considerada pelos amantes do clima de montanha, um pedacinho do céu.

Todos que aqui vêm sentem-se fascinados por tão abençoado solo e benfazejas águas minerais, estas com propriedades medicinais e sabor incomparável premiada como uma das melhores águas minerais do mundo. Leia Mais
São Lourenço


Selo. Instituição Socialmente Responsável. 2016 - 2017

Veja também: