A incrível experiência de um intercâmbio – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo
MENUMENU

A incrível experiência de um intercâmbio

A incrível experiência de um intercâmbio

Vinte e três anos, duas malas, conhecimento em inglês suficiente para me comunicar bem e muita vontade. Essa foi minha bagagem quando embarquei rumo à Ohio University para cursar uma Especialização em Executive Marketing e Business English em duas semanas intensas.

Eu nunca havia vivenciado nenhum tipo de intercâmbio e também nunca viajado com amigos para passar mais do que alguns poucos dias e, por isso, eu tenho muita segurança em dizer que não fazia ideia do que esperar dessa imersão.

O “choque de realidade”
Chegamos à universidade e aí começou a cair a ficha: “Meu Deus, eu nem fazia ideia que algo desse tipo existia!”. A Universidade de Ohio é um lugar sensacional, muito bonito, imenso, com uma infraestrutura absurda e um atendimento excepcional. Outra coisa que também me chamou muita atenção é o carinho que os alumnis (ex-alunos) e os próprios alunos têm para com a universidade. Eles realmente VIVEM esse momento da vida.

As aulas começaram e aí passei a ter contato com profissionais que trabalharam em marcas gigantescas, como Hersheys, Wendy’s, Ben & Jerrys, Bob Evans, e muitas outras. Cara, quanto conhecimento e experiência prática esses caras possuem. Muito mais do que isso, esses caras ensinaram uma lição muito mais importante do que qualquer conteúdo técnico, que é: EMPOLGAÇÃO e PAIXÃO pelo o que se faz. Esses profissionais vestem a camisa da empresa onde trabalham e levam tudo muito a sério, pois eles entendem que o crescimento é mútuo quando eles fazem as empresas em que estão crescerem.

Embora os americanos se considerem individualistas, eles possuem muita admiração entre si. Uma prática que me chamou muito atenção durante as aulas foi que todos os nossos professores foram apresentados por seus colegas de trabalho e pelo reitor da universidade com muita admiração e respeito.

Cultura é cultura
Eu fiquei impressionado com o engajamento dos americanos no 4th of July (Dia da Independência dos EUA). A cidade simplesmente parou para uma cerimônia na praça principal da cidade. E aí você pára e pensa: “ah, mas não deu ninguém… deve ter ido uma ou outra pessoa, né?” Eu coloco a resposta para você na próxima foto, pois foi algo lindo de vivenciar. É uma cultura enraizada em todas as gerações… algo muito bacana de observar.

Outra coisa que é linda de ver nos americanos é sua conduta ética. Perdeu algo na rua, esqueceu em alguma loja ou dentro do ônibus? Não tem problema, é só voltar e buscar o que é seu. NINGUÉM mexe em nada.

Eles também são muito corretos: o imposto que o estado cobra vem mostrado na sua nota fiscal, assim você fica sabendo quanto pagou pelo produto e quanto pagou para o governo/estado. Bem transparente, né? Imagina se a moda pega no Brasil.

E, claro, que isso tudo provoca um choque de cultura muito grande. Seu limite de peso para a mala é 50lbs e sua mala pesou 52lbs? Desculpe, mas não tem vista grossa nem meio termo por aqui…

Ah, e, é claro, eles são pontuais. Se a aula está marcada para 9AM, ela vai começar 9AM em respeito aos alunos que chegaram no horário. Nada de esperar aqueles 10 minutinhos pros atrasados chegarem…

Executive Marketing e Business English
Você tem noção de como é ter aula com um dos ex-diretores de marketing de marcas gigantescas nos EUA como o Wendy’s, Hersheys, Elmer’s etc? Os caras são sensacionais e muito acelerados. Para acompanhar alguém como eles, até mesmo se fosse em sua língua nativa, já seria um pouco complicado, agora imagine em inglês…

Análise e pesquisa de mercado, ferramentas de gestão de marketing, criação de campanhas, branding, pivotagem de produtos/serviços, personal branding, shadowing techniques, ferramentas de apresentação e estudo culturais foram algumas das coisas que aprendi e reforcei nas últimas semanas durante o programa.

Também fizemos visitas em empresas da capital do estado, Columbus – Ohio. Ver na prática como aplicar as ferramentas que aprendemos durante nossa estadia neste programa foi um show à parte e o destaque fica para a empresa 30lines, a agência de marketing que visitamos durante o tour.

Duas semanas de experiência
Para mim, esse período de 2 semanas foi transformador em todos os aspectos. Você ter tudo em um lugar só é algo que te deixa um pouco mal acostumado… imagine ter academia, livraria, refeitório, dormitório, quadras, banco, correios, laboratórios de informática e lavanderia tudo no mesmo lugar? Pois é… lembra que eu falei que a infraestrutura era absurda?

Conhecer pessoas de todo o país, exercitar (bastante) o inglês, conversar com profissionais experientes, criar e apresentar um novo produto (em inglês), vivenciar de perto uma cultura totalmente diferente da sua e fazer diversas amizades bacanas são algumas das muitas experiências que vou levar dessas duas semanas sensacionais e transformadoras.

Eu até poderia ficar mais um tempo escrevendo aqui, mas não iria conseguir acabar tão cedo. A mensagem que eu gostaria de passar é: se você tem disponibilidade e vontade, FAÇA!

É uma experiência única na sua vida e eu te garanto que vale muito a pena, você vai voltar com um olhar totalmente transformado.

Thank you for this awesome experience, Laiob Brasil and Ohio University! See you soon.

Mobilidade Acadêmica – Grupo Unis

Você sabia que através da Victor Hugo – Grupo Unis, você pode ter uma experiência internacional, cursando um semestre completo em outro país? Veja mais informações: http://internacional.unis.edu.br/mobilidade-academica/out-going/

Fonte: LinkedIn

Mantenha-se Informado

Nós podemos te enviar artigos fantásticos! Veja as vantagens:

  • Não é preciso ser aluno para receber nossos artigos;
  • Não encheremos sua caixa de entrada com SPAM;
  • Não receberá aquilo que não é do seu interesse;
  • Não existe qualquer taxa, é gratuito!

Você poderá cancelar sua assinatura a qualquer momento!

Artigos recentes