6 brincadeiras inclusivas para fazer ao ar livre – Faculdade Victor Hugo
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6 brincadeiras inclusivas para fazer ao ar livre

Brincar e aprender ao ar livre são práticas essenciais para a promoção do desenvolvimento integral de todas as crianças.

Brincar e aprender ao ar livre são práticas essenciais para a promoção do desenvolvimento integral de todas as crianças, inclusive, daquelas com algum tipo de deficiência. Quando bem planejadas, as atividades podem ser caminhos para respeitar o ritmo e a individualidade de cada aluno.

Ana Gloria Tomesani, pedagoga do Instituto Ser, que atua com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, explica que a experiência ao ar livre contribui consideravelmente para a aprendizagem destas crianças. “É uma experiência repleta de possibilidades para os educandos se expressarem e aprenderem com todos os seus sentidos”, diz.

Nesses contextos, é importante que os educadores se envolvam nas atividades, atuando de forma atenta às necessidades dos alunos. Ana Gloria comenta que fora da sala de aula o educador deve agir como um mediador, observando e ampliando as competências daquela criança. “É possível trabalhar com todos os alunos e pensar estratégias para o aprendizado acontecer de forma efetiva, já que a criança com deficiência precisa do outro como mediador daquelas propostas”, diz.

Para auxiliar este planejamento, listamos 6 atividades inclusivas ao ar livre que podem ser trabalhadas com todos os alunos. Confira:

1. Brincando com sombras
Para desenvolver os movimentos corporais e ativar a curiosidade dos alunos, a sugestão é brincar com as sombras. No pátio da escola, por exemplo, as crianças podem brincar de um pega-pega diferente, onde uma deve correr para pegar a sombra da outra. Também é possível brincar de teatro com as imagens projetadas nas paredes pelas mãos e outros objetos e até criar histórias usando moldes do alfabeto e de palavras.

2. Alfabeto na natureza
O processo de alfabetização pode ser levado para fora da sala de aula em uma atividade para construir um dicionário a partir da natureza. A ideia é explorar a área externa da escola em busca de insetos, animais e plantas com diferentes iniciais para completar as letras do alfabeto. Assim, o estudante entra em contato com elementos naturais como terra, água, plantas e insetos, fazendo um registro a partir do que foi encontrado. Dessa forma, amplia-se o vocabulário das crianças e se apresenta um novo universo de aprendizagem, muito mais lúdico.

3. Caixa dos sentidos
Nesta atividade, os alunos devem sentir os elementos da natureza e descrevê-los aos colegas. Para isso, faça dois buracos na lateral de uma caixa de papelão para que as crianças consigam colocar a mão no interior. Dentro da caixa, deposite pedras, folhas, galhos ou um punhado de terra. A intenção é que as crianças explorem os sentidos durante a brincadeira e falem para os outros o que estão encontrando na caixa.

4. Vôlei sentado
O vôlei sentado é uma adaptação da modalidade para crianças com mobilidade reduzida. As crianças são divididas em dois times e, sentadas no chão, devem passar a bola de um lado para o outro na intenção de fazer pontos. As regras podem ser alteradas conforme as necessidades do grupo, o importante é que elas se divirtam e descubram ali uma nova forma de brincar!

5. Pega-pega sensorial
Nesta brincadeira os alunos devem ser vendados e um deles escolhido para ser o “pegador”, que deve se orientar pelo som das crianças para encontrá-las. Existem algumas opções para fazer o som de identificação. Os próprios alunos podem emitir ruídos com o corpo, eles podem usar instrumentos musicais ou outros objetos que façam sons. O objetivo da atividade é que todos experimentem a sensação de utilizar os outros sentidos quando estão sem a visão.

6. Desafios na areia
A ideia da brincadeira é proporcionar uma experiência sensorial e desafiadora às crianças. Sentadas na areia, elas devem ser incentivadas a realizar diversos desafios naquele espaço. Você pode pedir que criem formas geométricas com as mãos, que construam um caminho ou até que encontrem brinquedos previamente escondidos. A atividade estimula o desenvolvimento da coordenação motora, a criatividade e o trabalho em equipe entre as crianças.

Importante!
Durante as atividades, tenha o cuidado de fazer com que todos os alunos se sintam confortáveis e integrados à brincadeira. Evite situações de competição e garanta que cada um tenha seu tempo respeitado. Pode ser que um aluno demore um pouco mais que o outro, mas isso não deve ser encarado como um problema. Além disso, sempre incentive a ajuda entre os colegas. Para mais informações sobre atividades inclusivas, você pode acessar o Guia do Brincar Inclusivo da Unicef e o projeto Portas Abertas do Instituto Rodrigo Mendes.

Fonte: Portal Aprendiz

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6 brincadeiras inclusivas para fazer ao ar livre

Não é apenas dar aula! Conheça as diferentes vertentes e possibilidades da carreira de um historiador.

O que faz um profissional formado em História?

Você sabe o que faz um profissional formado em História?

Você tem interesse em cursar História? Gosta dos conteúdos da disciplina e se dá bem nas questões do tema propostas nas provas? Boa parte de quem pensa na graduação em História logo imagina uma carreira no ensino, lecionando o tema em sala de aula. No entanto, a formação e as possibilidades profissionais vão muito além da atuação como professor.

Você sabe o que faz um profissional formado em História? Conheça mais detalhes sobre a profissão aqui na Universia.

A formação

Estudar História no ensino superior significa cursar a licenciatura ou o bacharelado –parte das IES disponibiliza o curso com as duas estruturas, simultaneamente. Cada uma das modalidades tem duração média de 8 semestres ou 4 anos.

Dedicado à investigar, estudar e discutir aspectos do passado humano, bem como seus desdobramentos e contextualizações levando em conta a contemporaneidade, o profissional historiador terá diferentes habilitações e perfis de atuação com base na modalidade que cursar.

A licenciatura prepara o graduado para trabalhar como professor, seja no ensino fundamental, médio ou superior (com as devidas e necessárias complementações no currículo).

O bacharel, por sua vez, poderá seguir como pesquisador em uma série de áreas, agindo junto à classificação, datação, arqueologia, entrevistas, resgate de memória e variadas outras linhas.

Material original e consultoria

Um historiador tem conhecimento e bagagem para produzir conteúdo didático, destinado a instituições de ensino, plataformas educacionais, editoras e outros. A consultoria é outra atuação interessante: produções culturais como filmes ou romances de época (bem como biografiaa) podem demandar a ajuda profissional de um graduado em História para acertar detalhes e maior exatidão na representação de períodos.

Pesquisa e carreira acadêmica

Os diversos ramos para pesquisa em História abrem várias possibilidades profissionais. Complementações em arquivologia, arqueologia, antropologia, História da arte e muitas outras levam o historiador a várias trajetórias de carreira. O lado acadêmico, como a docência e a pesquisa em universidades, também representa forte segmento na área.

Supervisão de acervo

O historiador também é habilitado para gerenciar acervos, coleções e documentação em instituições como museus, centros de memória e organizações dedicadas ao arquivo.

Outra possibilidade está no levantamento e tratamento da memória empresarial: revisão e disponibilização de relatos e detalhes que envolvem a fundação de uma companhia (a convite da mesma).

Fonte: Universia

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