18 frases sobre leitura infantil – Faculdade Victor Hugo
Faculdade Victor Hugo
MENUMENU

18 frases sobre leitura infantil

Além de orações bonitas e que classificam a importância dessa atividade, tem também frases sobre a literatura infantil.

O Estudo Kids selecionou frases sobre leitura infantil que vão ajudar pais e professores a transformar as crianças em boas leitoras. Então, se você está em busca de frases para trabalhar na escola ou que transmitam o prazer de ler, aqui você encontra.
Ao todo são 18 frases sobre leitura infantil. Além de orações bonitas e que classificam a importância dessa atividade, tem também frases sobre a literatura infantil. Ainda é possível conferir o que autores famosos como Monteiro Lobato e Cecília Meireles deixaram em seus escritos.
Além disso, você pode compreender a importância da leitura na infância e os seus benefícios. Também fica por dentro dos autores ideias para os pequenos e algumas de suas obras. Por fim, aprende como incentivar a meninada a pegar um livro e começar uma aventura literária.

Frases sobre a leitura infantil de Monteiro Lobato
“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.”
“A mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me.”
“De escrever para marmanjos já me enjoei. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo.”
Frases de incentivo a leitura infantil
“Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade.” (Elaine Sekimura)
“Incentivar aos nossos jovens o gosto pela leitura é plantar uma semente com a certeza de que dará bons frutos.” (Deka Rissi)
Frases curtas sobre leitura infantil
“Somente os livros podem dar aos jovens à sabedoria dos idosos.” (Gustavo Jimenes)
“A literatura é uma doença textualmente transmitida, normalmente contraída na infância.” (Jane Yolen)
Frases sobre leitura infantil de Cecília Meireles
“Quando eu ainda não sabia ler, brincava com livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo.”
“Se a criança desde cedo fosse posta em contato com obras-primas, é possível que sua formação se processasse de modo mais perfeito.”

Frases de incentivo a leitura na escola
“A leitura abre a mente e amplia os horizontes. Quando isso é feito na primeira infância, tudo acontece de uma forma muito mais natural e prazerosa. E é essa geração de leitores que poderá transformar o mundo através da Educação e do conhecimento. Tenho absoluta convicção disso”. (Isa Colli)
“Nunca foi tão importante haver boa literatura infantil, porque as crianças são atraídas por milhares de coisas mais fáceis, instantâneas e baratas que o livro. Com boa literatura infantil, defende-se o livro.” (Miguel Sousa Tavares)
Frases de incentivo a leitura de autores famosos
“Quando eu era criança, quando eu era adolescente, os livros me salvaram do desespero: me convenceram de que a cultura era o mais alto dos valores.” (Simone de Beauvoir)
“Uma criança de dez anos que lê como quem respira, que gosta de ler, que como quem está está usando mais um, além dos seus cinco sentidos, estará preparada pra receber toda a informação de que vai necessitar para enfrentar a vida.” (Ziraldo)
“Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade de se tornar um adulto leitor.” (Simone Drumond Ischkanian)

Frases sobre o prazer da leitura
“O cérebro da maioria dos jovens de hoje, são como uma caverna profunda. Mas cada livro que você ler, é como um fio de luz invadindo as trevas.” (Yoman Ceifeiro)
“Se nossos jovens lessem mais poesias saberiam lidar melhor com seus sentimentos.” (Luis A R Branco)
Frases sobre literatura infantil
“A literatura infantil nos leva a viajar com as crianças no universo das histórias contadas e recontadas.” (José Carlos dos Santos Silva)
“Uma história infantil que só pode ser apreciada por crianças não é uma boa história infantil.” (C.S. Lewis)
A importância da leitura na infância
De acordo com a pedagoga Mariana Celeste, a leitura abre diversas portas para as crianças. Isso porque, através dessa atividade, os pequenos podem ter acesso a oportunidades na vida social e escolar.
Primeiramente, com a leitura na infância é possível estimular a imaginação da meninada. Além disso, as crianças também melhoram a cognição. Ainda por intermédio da literatura elas são incentivadas a utilizarem corretamente a língua nativa.
“Além de que, através das histórias, dá pra introduzir assuntos que ainda não estão no universo da criança“, finaliza Mariana em entrevista exclusiva para o Estudo Kids. Portanto, faz-se necessário incentivar os pequenos a começarem a ler desde cedo.
Segundo o site espanhol Guia Infantil, além de todos esses aspectos citados anteriormente, a leitura infantil traz outros benefícios para a vida da meninada. Para saber cada um deles detalhadamente, acompanhe o próximo tópico.

Os benefícios de ler
São inúmeros os benefícios da leitura para os pequenos e uma vez transformadas, as crianças levam as mudanças positivas para o resto de suas vidas. Por essa razão, quanto mais cedo essa atividade é iniciada na vida da meninada, maiores são os impactos positivos.

Neste artigo, resumimos os 10 benefícios da leitura para as crianças do Guia Infantil em apenas cinco. Não por serem os mais importantes, mas por trazerem informações complementares. Por isso, é possível dizer que a leitura pode beneficiar os pequenos fomentando:
• Prazer: Através das leituras próprias para as crianças elas podem acabar se divertindo com as histórias encontradas. Consequentemente, ler vai ser uma atividade proveitosa e até mesmo um hobby na vida dos pequenos
• Habilidades linguísticas: Quanto mais se lê, melhor se escreve e melhor se comunica. Essa premissa é verdadeira e pode ser constatada através das crianças leitoras, as quais se saem melhor não só na leitura, mas também na comunicação verbal e escrita
• Conhecimento: Neste tópico é possível ressaltar dois tipos de conhecimento, o de mundo e o social. Ao mesmo tempo em que a leitura desenvolve o senso crítico das crianças, ela também é capaz de aumentar a variedade de experiências vividas por esses pequenos. Assim, além de se tornarem bons estudantes, acabam sendo bons cidadãos, pois aprendem a lidar com as diferenças com mais facilidade
• Concentração: Ao se voltar para as leituras, a meninada consegue melhorar a concentração. Isso contribui também com o comportamento dela perante outras pessoas, pois ela pode se tornar uma excelente ouvinte
• Curiosidade: Imaginar vai ser o forte de uma criança que gosta de ler. Isso vai ajudar para que haja mais vontade de conhecer histórias, personagens e enredos novos

Autores ideais para as crianças
Existem vários autores capazes de divertir e ensinar as crianças através de seus poemas e livros. Além das opções interacionais, o Brasil possui uma infinidade de nomes que se dedicaram para fazer bons livros para os pequenos. Entre eles pode-se destacar Monteiro Lobato e Cecília Meireles.
No primeiro caso, existem críticos que demonstram preconceito nas falas de Monteiro Lobato, principalmente tratando-se das histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo. No entanto, de uma forma geral, o autor é um dos grandes nomes brasileiros na literatura infantil.
Neste artigo, acompanhando Lobato, temos Cecília Meireles. Apesar de também ser conhecida por obras para adultos, a autora dedicou uma parte da vida para estudar e trabalhar com literatura infantil. Abaixo você pode ver alguns trabalhos de cada escritor feito especialmente para a meninada.

Monteiro Lobato
Conhecido por fábulas com lições de moral, Monteiro Lobato criou personagens animais e deu-lhes voz. No livro intitulado por “Fábulas” há uma coletânea de de bichos que dividem histórias e diversões.
Outras historias para as crianças são: História do mundo para as crianças,Emília no país da gramática, O irmão de Pinóquio, Dom Quixote das crianças, O minotauro etc.
Cecília Meireles
“Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.”
Este é trecho inicial de um dos poemas infantis mais conhecidos de Cecília Meireles, A Bailarina. Além desta obra, há outros poemas que definem a fase literária infantil da autora, como: Ou isto ou aquilo, As meninas, O eco, Para ir à lua etc.
No entanto, Cecília também elaborou livros com temáticas dedicadas ao mundo infantil, mas que podem ser desfrutadas por todos os adultos. Entre esses escritos destacamos “Os Pescadores e suas Filhas” e “O Menino Azul”.

Como incentivar as crianças a lerem?
Depois de tantos benefícios e dicas de autores para as crianças, fica claro que você deve incentivá-las a lerem. Mas como criar o hábito da leitura nos pequenos em um mundo tão tecnológico e com outros atrativos?
Por exemplo, incentive a leitura desde cedo. Não espere que a criança chegue aos 10 anos para que ela ganhe livros. Pelo contrário, assim que o bebê já conseguir ficar sentado e firme, entregue a ele livros para que ele possa manipular e ver as imagens contidas.
Também é importante que os pais deem o exemplo dentro de casa. Como a meninada gosta de imitar o que os adultos fazem, é a forma ideal de influenciá-las a lerem através da sua atitude. Por isso, esteja sempre com um bom livro na mão e separe horas do dia para fazer a leitura do mesmo.
Ao sentar para ler, faça uma leitura alta para que os pequenos possam acompanhar as suas histórias cheias de emoção. Também vale ler antes de dormir para as crianças, criando um laço de afeto com a leitura.
Por fim, presentei os seus filhos com bons livros, não os obrigue a ler para que eles não achem essa atividade chata e uma obrigação, leve-os à biblioteca. E claro, monte um espaço dedicado para que você e ele possam expor os livros que possuem.
Agora que você já sabe os benefícios e como influenciar as crianças a serem bons leitores, que tal fazer um cartaz com algumas das frases sobre leitura infantil? Pegue as frases curtas, de incentivo, de autores famosos como Cecília Meireles ou Monteiro Lobato.
Depois chame a crianças e juntos produzam um cartaz chamativo para que outras crianças também se sintam motivadas a abrir um livro e começar uma história cheia de diversão.

Fonte: Estudo Kids

Mantenha-se Informado

Nós podemos te enviar artigos fantásticos! Veja as vantagens:

  • Não é preciso ser aluno para receber nossos artigos;
  • Não encheremos sua caixa de entrada com SPAM;
  • Não receberá aquilo que não é do seu interesse;
  • Não existe qualquer taxa, é gratuito!

Você poderá cancelar sua assinatura a qualquer momento!

Artigos recentes